Idanha-a-Nova: CCR recebe 2º módulo de “Repensar a agricultura: solo, ideias e ações”

O 2º módulo das Grow Workshops em Portugal, dedicado à inovação e empreendedorismo, será realizado no próximo dia 27 de Novembro no Centro Cultural Raiano (CCR).

  • Economia
  • Publicado: 2021-11-21 18:04
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Inovação e empreendedorismo são uma realidade cada vez mais necessária no agro-negócio, inseridos numa cadeia de valor cada vez mais inter-relacionada, cuja visão empreendedora é essencial para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. Pequenas e grandes empresas apostam cada vez mais em práticas inovadoras e empreendedoras de forma a sobreviver num mercado cada vez mais competitivo.

O 2º módulo de Repensar a agricultura: solo, ideias e ações” pretende explorar novos modelos de negócio baseados nas novas potencialidade e tecnologias emergentes da área do setor agrícola, ao mesmo tempo que se protege o meio ambiente e a saúde de todos. O evento ocorrerá presencialmente em Idanha-a-Nova, no CCR, às 10:00 horas, com transmissão online. Este evento é particularmente direcionado a agricultores, pequenas e médias empresas, empreendedores e interessados no setor primário e agroalimentar. Poderá inscrever-se aqui.

Com o objetivo de reforçar e dinamizar o ecossistema empreendedor nacional, durante a manhã reputados oradores, abordarão oportunidades e estratégias da bioeconomia, interligações entre a cadeia de valor e as oportunidades em cada elemento e o papel do capital de risco no sector primário com a presença do fundo europeu, European Circular and Bioeconomy Fund. Serão discutidos os melhores métodos para empreender com sucesso: analisar as oportunidades que o mercado oferece, formas de inovar, de criar novas soluções e transformar a área agrícola. Serão ainda discutidas perspetivas históricas sobre a evolução destas áreas de investigação, bem como as futuras tendências da investigação.

Da parte da tarde, existirão três sessões paralelas. Uma dedicada a plataformas de apoio ao empreendedorismo iniciativas e programas de aceleração que permitem fomentar o desenvolvimento de novos negócios no setor agrícola entre elas iDanha Food Lab e Climate Farmers. A segunda sessão destacará projetos e start-ups de sucesso, com influência no sector agroalimentar. Por último, os 

participantes poderão realizar uma workshop em ideação no agro-negócio identificando oportunidades e desafios que culminará com a apresentação de um pitch final, segundo a metodologia TXM.

Esta é uma iniciativa liderada pelo EIT Food, a principal iniciativa europeia de inovação alimentar, em consórcio com várias entidades nacionais e internacionais, nomeadamente, o Food4Sustainability CoLAB, a Building Global Innovators (BGI), a Vitagora, a Lunds University e o Austrian Institute of Technology (AIT).

As Grow Workshops, com o tema “Repensar a agricultura: solo, ideias e ações” teve a sua primeira edição no passado dia 6 de novembro de 2021. Decorreu em formato híbrido, com localização central em Idanha-a-Nova e transmitido para cinco locais do território nacional, onde agricultores, técnicos de produção, professores, investigadores, agrónomos, entre outros interessados, se puderam juntar presencialmente e online e discutir vários assuntos relacionados com a saúde dos solos. Pode revisitar a sessão aqui.

PUB

PUB

PUB

PUB