Diário Digital Castelo Branco - Politécnico de Castelo Branco e Fundação Smart City Cabo Verde acordam cooperação Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Politécnico de Castelo Branco e Fundação Smart City Cabo Verde acordam cooperação

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Fundação Smart City Cabo Verde vão cooperar e desenvolver ações conjuntas, no âmbito das cidades inteligentes e da Internet das Coisas (IoT).

  • Educação
  • Publicado: 2021-11-17 22:37
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em comunicado de imprensa enviado ao Diário Digital Castelo Branco teve, o IPCB refere que o protocolo de colaboração assinado entre a Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB) e a Fundação Smart City Cabo Verde tem como objetivo “realizar ações conjuntas no âmbito das cidades inteligentes e da Internet das Coisas (IoT), através de ‘workshops’ experimentais, trabalhos académicos, formações de curta duração e estágios”.

A Fundação Smart City Cabo Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos, sediada em Cabo Verde, que tem como objetivo promover inovação na cidade, com foco nas pessoas, economia, ambiente, inclusão social, com uma missão assente no respeito pela igualdade e defesa dos direitos humanos.

No âmbito da celebração deste protocolo, decorre, durante o mês de novembro, um ‘workshop’ para 40 participantes de Cabo Verde, subordinado ao tema “Desenvolver competências em IoT - Internet das Coisas”.

“Com este ‘workshop’, os participantes ganham competências técnicas na implementação de soluções baseadas na ferramenta ‘node-RED’, permitindo-lhes interligar dispositivos eletrónicos com sensores, recolher e tratar dados de diversas fontes de informação (meteorologia) e implementar interfaces gráficas para visualização de dados”, lê-se na nota.

O IPCB sublinha ainda que a IoT, quando aplicada em cidades e integrada em sistemas de tomada de decisão, pode servir para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos, estimular a economia local e elevar os indicadores de desenvolvimento.

PUB

PUB

PUB

PUB