Inserida da VI Semana da Matemática, decorreu dia 29 de fevereiro na Escola Cidade de Castelo Branco a conferência “Reforma Curricular: Desafios e perspetivas de futuro”, dinamizada por João Ruivo, Professor do ensino superior e por Eduardo Tobar, Assessor Técnico para assuntos de educação da Embaixada de Espanha em Lisboa.
Inserida da VI Semana da Matemática, decorreu dia 29 de fevereiro na Escola Cidade de Castelo Branco a conferência “Reforma Curricular: Desafios e perspetivas de futuro”, dinamizada por João Ruivo, Professor do ensino superior e por Eduardo Tobar, Assessor Técnico para assuntos de educação da Embaixada de Espanha em Lisboa.
Depois de sucessivas e intermináveis reformas na política educativa em Portugal, os palestrantes e assistentes debateram de forma serena, calma e participativa as réplicas decorrentes dessas reformas, que nos últimos dez anos mudaram radicalmente o quotidiano da Escola portuguesa. Eduardo Tobar apresentou a realidade educativa na vizinha Espanha, o que permitiu estabelecer comparações, destacar qualidades e fragilidades de um lado e de outro da fronteira. Ambos comungam da ideia de que “mudança” nem sempre é sinónimo de “melhoria” e acerca do modus operandi do lado de cá da fronteira as intervenções deixaram bem claro que o desnorte está instaurado nas políticas educativas que são alvo de constantes alterações que não permitem seguir um rumo e apenas trazem instabilidade às escolas.
Num momento em que as exigências da sociedade à Escola, que se pretende a tempo inteiro, se avolumam, em Portugal continua-se a legislar de forma desenfreada e ao sabor de novas políticas, causando angústias e o desencanto aos profissionais da educação que muitas vezes chegam à escola e constatam que acabou de sair mais um documento legal que contradiz outro ainda recente e que começava a ser aplicado. Assim tem acontecido com o Estatuto da Carreira Docente, a Avaliação de Professores, o Currículo, a orgânica do Ministério da Educação e das Escolas.
Esta iniciativa integrada na Semana da Matemática, foi uma oportunidade para os docentes refletirem sobre o ensino ministrado quer nas escolas portuguesas quer nas espanholas.
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