Covilhã certifica gastronomicamente "Pastel de Molho"

A apresentação pública do Certificado de Qualidade Gastronómica do Pastel de Molho da Covilhã realizou-se na passada 5ªfeira, dia 22 de julho. 

  • Economia
  • Publicado: 2021-07-24 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O evento, que decorreu nos Paços do Concelho da Covilhã, contou com a presença de Regina Gouveia, Vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, Paulo Carvalho, Presidente da Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã e Henrique Gigante, Presidente da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor. 
Segundo a informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, iniciativa pretende dignificar o tradicional Pastel de Molho da Covilhã e reconhecer publicamente os estabelecimentos e produtores que se destaquem na qualidade gastronómica, promoção e divulgação deste pastel.

Os estabelecimentos proponentes receberão a visita de um júri, para controlo de qualidade, que avaliará o pastel de molho e o seu modo de servir. Poderão candidatar-se todos os produtores e estabelecimentos de restauração do concelho da Covilhã. Os responsáveis pela certificação de qualidade gastronómica são a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã. Toda a informação pode ser consulta em www.pasteldemolhodacovilha.pt.

Regina Gouveia afirmou que “o município da Covilhã está sempre disponível para se associar a estas iniciativas, tão importantes para manter a cultura e as tradições da cidade. Os parabéns à Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã e à Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor pela excelente iniciativa.” 

Henrique Gigante ressalvou que “estas iniciativas são muitos importantes para o dinamismo do comércio e da própria cidade. A AECBP está sempre disponível para colaborar, reforçando a sua missão de representar, defender, promover e apoiar os negócios dos seus associados e dos empresários em geral, contribuindo para um tecido empresarial cada vez mais competitivo e promovendo o desenvolvimento das atividades económicas da respetiva região nos domínios técnico, económico, comercial e associativo. O Pastel de Molho é um produto endógeno da Covilhã, com grande potencial e merece, por isso, esta aposta, que se pretende que tenha impacto ao nível da restauração e do turismo.”

Já Paulo de Carvalho indicou que “esta é a primeira de várias iniciativas pensadas pela Confraria para dinamizar o Pastel de Molho da Covilhã. A criação da marca Pastel de Molho da Covilhã será um dos próximos passos. Contamos com o apoio do município e da AECBP para continuar o trabalho concretizado até agora.”

PUB

PUB

PUB

PUB