Diário Digital Castelo Branco - Incêndios: Câmara de Proença-a-Nova apoia proprietários afetados em 2020 Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Incêndios: Câmara de Proença-a-Nova apoia proprietários afetados em 2020

A Câmara de Proença-a-Nova apoiou 46 proprietários de terrenos agrícolas que foram afetados pelos incêndios que em 2020 devastaram cerca de 3.400 hectares de área no concelho. 

  • Economia
  • Publicado: 2021-07-22 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, este município refere que o apoio aos 46 proprietários rondou os 20 mil euros.

“Este apoio abarcou principalmente proprietários que não puderam apresentar candidatura aos apoios governamentais de restabelecimento do potencial produtivo das explorações agrícolas por se enquadrarem na agricultura de subsistência, para consumo próprio”, lê-se na nota.

Segundo a autarquia, a verba foi utilizada para compra de material para a reconstrução de coberturas de palheiros e anexos agrícolas, de mangueiras e tubos utilizados na agricultura e de espécies frutícolas quando as árvores ardidas não tiveram capacidade de recuperação.

Nos casos em que os proprietários já tinham feito a aquisição, foi devolvido o valor mediante apresentação de fatura.

“Depois da apresentação das candidaturas, cujo prazo terminou em março deste ano, os técnicos do município [Proença-a-Nova], que já haviam realizado um primeiro levantamento no pós-incêndio, regressaram ao terreno para confirmação das informações prestadas”, refere.

A Câmara de Proença-a-Nova, desde 2016, que tem apoiado os proprietários que sofreram perdas ao nível das construções e potencial agrícola, em complemento às medidas disponibilizadas pelo Governo, na sequência dos incêndios florestais que têm fustigado o concelho.

PUB

PUB

PUB

PUB