Idanha-a-Nova: Laboratório alia ciência, conhecimento, inovação e atividades tradicionais

O laboratório colaborativo "Food4Sustainability CoLAB" (F4S), sedeado em Idanha-a-Nova, foi inaugurado na 2ªfeira passada, dia 12 de julho, pela dupla ministerial, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, e Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino. 

  • Economia
  • Publicado: 2021-07-15 00:00
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Food4Sustainability é um laboratório aprovado pela Fundação Portuguesa de Ciência e Tecnologia (FCT) e faz parte da rede EIT Food.

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o objetivo é desenvolver investigação aplicada e inovadora para a mitigação do CO2, redução do uso de produtos químicos a zero e apoiar a utilização eficiente dos recursos para uma agricultura sustentável e uma melhor nutrição alimentar para todos. A nossa visão é transferir conhecimentos relativos a sistemas circulares, sustentáveis e regenerativos para a produção alimentar.  

Trata-se de uma organização sem fins lucrativos com 15 membros: 4 associações de produção; 4 instituições académicas, 6 empresas orientadas para o mercado e um acelerador tecnológico profundo.

O trabalho do Food4Sustainability está organizado em cinco pilares: economia circular, recursos territoriais e serviços ecossistémicos, nutrição funcional, empreendedorismo e inovação no âmbito do Green Deal e Farm2Fork. 

PUB

PUB

PUB

PUB