Campeonatos Nacionais Universitários Covilhã/Fundão 2021: UBI recebeu a apresentação e sorteio das Fases Finais

A cerimónia de apresentação e sorteio das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que ditou os encontros para a fase de grupos das modalidades de andebol, basquetebol, futebol 11, futsal, voleibol e rugby7, decorreu na quinta-feira passada, dia 8 de Julho.

  • Desporto
  • Publicado: 2021-07-12 00:00
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

O evento decorreu na Parada da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI). A abrir as hostes esteve o vice-reitor da Universidade da UBI, Sílvio Mariano, que aproveitou a ocasião para agradecer as parcerias das câmaras municipais locais e referir que as Fases Finais ‘tornarão, naqueles dias, as cidades da Covilhã e do Fundão no centro do País, no que respeita ao desporto universitário’, referindo o desejo de que sejam ‘competitivas e dentro do espírito da amizade’.

 O presidente da Comissão Organizadora Local e da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Ricardo Nora, começou por fazer referência ao adiamento do evento por força da pandemia, em 2020, facto que, segundo palavras do dirigente, veio reforçar ainda mais ‘a força e resiliência do movimento estudantil’. Ricardo Nora dirigiu palavras de agradecimento a todos os envolvidos na organização e mostrou-se confiante no sucesso do evento desportivo.

‘Tenho a convicção de que este será um evento marcante, o primeiro nesta era covid, e tudo faremos para que seja inesquecível. Estamos a colaborar com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) naquelas que vão ser as melhores Fases Finais de todos os tempos’.

Já depois de sorteados os jogos das fases de grupo dos campeonatos, foi a vez de o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, enaltecer aqueles que prosseguem a via académica em conciliação com o desporto. ‘O valor que o desporto representa para a formação dos jovens, para a saúde e educação disciplinar dos atletas, o valor da socialização e a promoção da integração dos estudantes’ foram alguns dos pontos que João Sobrinho Teixeira referiu no seu discurso.

 ‘Os estudantes continuam na linha da frente naquilo que é o processo motivacional do pós-pandemia’, referiu ainda. A fechar a cerimónia esteve o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), André Reis. ‘Este é um momento muito simbólico para nós. Vivemos dificuldades e no último ano e meio não nos foi possível realizar todas as competições que costumávamos realizar, mas tínhamos dois caminhos: cruzar os braços, assumir que os tempos são difíceis e não correr riscos, ou então assumir que não queríamos perder esta geração e dar a oportunidade aos estudantes-atletas de viverem esta experiência. Foi esta segunda a opção tomada pela direção da FADU’, referiu.

A valorização do interior e a saúde mental - evocando o mote adotado pela FADU para 2020/2021 'Desporto Sim, Isolamento Não' - foram dois dos temas evocados pelo dirigente no seu discurso, onde aproveitou para enaltecer o esforço de todos os que se empenharam para que fosse possível levar a cabo mais uma edição daquela que é considerada a festa maior do desporto universitário.

De referir ainda que no total foram realizados os sorteios de 10 Campeonatos Nacionais Universitários (andebol, basquetebol, futsal e voleibol para ambos os géneros e futebol 11 e rugby 7 no masculino), em que colaboraram figuras como Pedro Dias, diretor executivo da Federação Portuguesa de Futebol, o selecionador universitário e nacional de futsal, Jorge Braz, a vice-reitora da UBI, Amélia Augusto, e ainda os presidentes dos municípios da Covilhã e Fundão, Vítor Pereira e Paulo Fernandes, respetivamente.

O evento contou com as atuações do quinteto de sopros da Banda da Covilhã e da Tuna-Mus, tuna de medicina da UBI. As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorrem de 19 a 30 de julho nas cidades da Covilhã e Fundão, com a organização conjunta da FADU, AAUBI e UBI. São esperados mais de 1000 estudantes-atletas, de 19 clubes FADU, e em causa está a atribuição de 10 títulos de campeão nacional universitário.

 A transmissão do evento pode ser vista ou revista através deste link https://www.facebook.com/115956361751954/videos/864453724467603.

PUB

PUB

PUB

PUB