Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tem novo Diretor Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tem novo Diretor

Após eleição por unanimidade ocorrida a 7 de junho de 2021, tomou posse, perante o Conselho Geral, o professor Luís António Ferreira dos Santos tomou posse como Diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva para o quadriénio 2021-2025, na 2ªfeira passada, dia 5 de Julho. 

  • Educação
  • Publicado: 2021-07-07 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A cerimónia decorreu no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, perante o Conselho Geral e diversos representantes da comunidade local.

Na mesa, presidida pela Presidente do Conselho Geral, Alice Nascimento, estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves, o Diretor cessante, Rui Duarte, e o Diretor eleito, Luís Santos. 

Nas suas intervenções, os membros da mesa realçaram a plena confiança da Comunidade Educativa no trabalho de excelência do novo Diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, tendo sublinhado as suas qualidades pessoais e profissionais, refletidas no seu ambicioso projeto de intervenção, que denota sentido de missão, visão estratégica, valores humanistas, determinação e capacidade de liderança. 

Nas primeiras palavras que dirigiu à Comunidade Educativa na qualidade de Diretor, Luís Santos afirmou que “Inicio hoje, como Diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, uma nova etapa da minha vida profissional. O Projeto de Intervenção que elaborei, e que define a visão política educativa que desejo que identifique o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva no quadriénio 2021/2025 e a sua visão estratégica, resultou da reflexão sobre aspetos de natureza pessoal, institucional e de contexto, do meu conhecimento profundo do agrupamento, da participação ativa e da coordenação de várias estruturas intermédias, do diálogo e do compromisso que estabeleci com os diferentes elementos que constituem a comunidade educativa: professores, assistentes técnicos e operacionais, alunos, pais e encarregados de educação, dirigentes e entidades parceiras. 

É minha intenção continuar a contribuir para que o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tenha uma capacidade de visão e de intervenção ampla, voltada para o futuro e cada vez mais virada para a comunidade, criando e cimentando parcerias. Que seja um agrupamento gerador de competências, conhecimento, oportunidades e soluções, gestor de dinâmicas, de participação e interação com a comunidade; um agrupamento que seja capaz de estabelecer a necessária interligação da educação com as atividades sociais e culturais, capaz de capacitar para aprendizagens ao longo da vida, de proporcionar aos alunos, pais e encarregados de educação, pessoal docente e não docente e à comunidade educativa um crescer em conjunto através do diálogo, da interculturalidade e da inclusão, facilitando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integral dos alunos, norteado pela consolidação dos valores da responsabilidade, do trabalho, da exigência, da solidariedade, da partilha, da confiança, da justiça, da cidadania responsável e da inclusão, da promoção do sucesso educativo, escolar, social e inclusivo, proporcionando aos alunos uma formação integradora e geradora de sucesso na escola e na vida.

Acredito hoje, como sempre acreditei, que as pessoas com a sua diversidade, a sua tolerância, o seu espírito colaborativo perante compromissos comuns, são a chave para a melhoria e a mudança. Na medida adequada e ajustada, por ser um trabalho coletivo, a todos caberá participar na análise dos problemas e vontades, auxiliar na construção de soluções e estratégias, desenvolvê-las e avaliá-las, para de novo melhorar, numa perspetiva de responsabilização e garantia de que acontece educação e formação.

Cumprir a missão que se espera de uma instituição como o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva é um esforço coletivo, do qual se ambiciona empenho e determinação, enquadrados num clima de possibilidades em que o profissionalismo e a inovação sejam naturais respostas aos desafios e problemas.

 Sei onde estou e para onde quero ir, e só encontro sentido neste percurso se os que me rodeiam quiserem ir também e quiserem ir comigo. 

Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe…”, concluiu o novo Diretor. 

Em comunicado de imprensa o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva deseja so professor Luís Santos, e à sua equipa, as maiores felicidades no exercício das suas funções.

PUB

PUB

PUB

PUB