Autárquicas2021/Fundão: Paulo Fernandes recandidata-se a 3° mandato

O atual presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes (PSD), vai recandidatar-se ao cargo nas próximas autárquicas com o objetivo de consolidar o projeto de desenvolvimento do concelho, disse hoje o próprio à agência Lusa.

  • Região
  • Publicado: 2021-06-23 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Paulo Fernandes, 49 anos, foi eleito pela primeira vez como vereador da autarquia fundanense em 2001, tendo assumido a presidência em 2012, com a saída de Manuel Frexes. Nas autárquicas de 2013 candidatou-se pela primeira vez e ganhou, vitória que repetiu em 2017.

Agora, apresenta-se para cumprir o terceiro mandato, que, caso seja eleito, será o último devido a lei de limitação de mandatos.

Na base da decisão do candidato social-democrata estão, essencialmente, o facto de querer contribuir para ajudar o Fundão a ultrapassar os problemas causados pela crise pandémica e de considerar que é necessário consolidar o projeto que tem estado a ser desenvolvimento no concelho ao nível da inovação e captação de investimento e emprego.

"Tendo o compromisso com fundanenses de pôr os interesses do Fundão em primeiro lugar e numa fase em que estamos no meio de uma pandemia e com uma crise socioeconómica que se advinha, considero que devo pôr a minha experiência e a da minha equipa à disposição para todos juntos podermos sair desta situação o melhor e o mais depressa possível", apontou.

Noutro vetor, Paulo Fernandes lembrou a estratégia que tem sido levada a cabo em diversos setores, com uma forte aposta na atração de investimento na área das novas tecnologias, que o candidato considera que "importa consolidar", num posicionamento que também apostará no acolhimento de pessoas, designadamente de migrantes e refugiados.

O candidato salienta ainda o objetivo de continuar a apostar nos setores tradicionais, no apoio social e nos serviços de proximidade à comunidade, em especial junto da população mais frágil.

"Queremos o Fundão como uma terra de acolhimento, com serviços públicos cada vez melhores para os nossos concidadãos, com mais oportunidades para os nossos empresários e para aqueles que aqui trabalham e vivem. E queremos, também, uma terra que possa reforçar a sua capacidade de atração de talento, de novos agentes, de novos empresários e de novos produtos", frisou.

Destacando que o país está "numa fase decisiva de planeamento para a próxima década", Paulo Fernandes aponta como grandes desafios o posicionamento concelhio ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e no quadro comunitário para a próxima década.

"São ferramentas essenciais e julgo que o perfil que tenho, e que tem merecido a confiança e generosidade dos fundanenses, pode ser essencial para continuarmos a desenvolver e afirmar o Fundão no contexto regional, nacional e, em alguns aspetos, também internacional", acrescentou.

Na lista contará ainda com os restantes elementos que integram atualmente a equipa social-democrata na Câmara, na qual não haverá mudanças, tendo em conta as provas dadas e a "capacidade de resposta exemplar".

No que concerne à Assembleia Municipal, a lista do PSD será encabeçada pelo antigo deputado Carlos São Martinho.

O atual presidente da Assembleia Municipal, Vítor Martins, será o mandatário da candidatura.

As eleições autárquicas deste ano ainda não têm data marcada, mas, por lei, realizam-se em setembro ou outubro.

Neste concelho do distrito de Castelo Branco também já foram anunciadas as candidaturas de Joana Bento (PS) e de Luís Lourenço (CDU).

Nas eleições de 2017, o PSD conquistou cinco mandatos, enquanto o PS elegeu dois vereadores.

PUB

PUB

PUB

PUB