Diário Digital Castelo Branco - Covilhã: UBI cria evento para mostrar que a Engenharia é área de futuro para as mulheres Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: UBI cria evento para mostrar que a Engenharia é área de futuro para as mulheres

A Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI) vai mostrar na quarta-feira, dia 23 de junho, que o sucesso profissional das mulheres pode estar na profissão de engenheira.

  • Educação
  • Publicado: 2021-06-22 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a data do evento, que vai juntar um conjunto de diplomadas na área, coincide com as comemorações do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, criado para destacar o papel das profissionais em setores frequentemente associados aos homens.

O Seminário Online que a FE-UBI promove, a partir das 16h45, destina-se a combater essa ideia, reunindo testemunhos de docentes e estudantes da UBI, com moderação de Paula Prata (Departamento de Informática). A relevância e as mais-valias profissionais e pessoais de uma profissão ligada à engenharia farão parte da iniciativa em que também participam alunas.

Há mulheres “com percursos profissionais incríveis na engenharia, excelentes alunas e profissionais como engenheiras, docentes e investigadoras”, salienta a FE-UBI, acrescentando a importância de “dar a conhecer que não há portas fechadas e que há cursos de engenharia na UBI que abrem portas a profissões de sucesso”.

A iniciativa surge num ano em que, na Faculdade de Engenharia, o número de estudantes do género feminino é de 26,5%.Há cursos com maior atratividade de estudantes do género feminino, como Engenharia e Gestão Industrial (aproximadamente 45%), enquanto outros rondam os valores de 26%, em Engenharia Civil, 21% em Engenharia Aeronáutica, 11%, em Engenharia Informática, ou 9%, em Engenharia Eletromecânica.

A percentagem global superior a um quarto dos alunos tem-se mantido estável nos últimos cinco anos e os responsáveis pela FE-UBI consideram ser importante que aumente, beneficiando os estudantes das condições de excelência que a academia oferece a todos: as instalações e laboratórios de elevada qualidade, docentes qualificados e a grande proximidade da comunidade académica, que contruiu para alcançar bons resultados académicos.

Estas realidades e o espírito de desafio que as estudantes encontram na FE-UBI têm-se materializado, por exemplo, na conquista de prémios ou participações de revelo em concursos, como o Glassberries Design Awards, “Sloshing Rocket Workshop”, Eco Maratona Shell e concursos da área de Arquitetura e Informática entre muitos outros.

PUB

PUB

PUB

PUB