Diário Digital Castelo Branco - Autárquicas2021/Castelo Branco: Candidatura do S-MI apresenta os seus mandatários da juventude aos eleitores Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Autárquicas2021/Castelo Branco: Candidatura do S-MI apresenta os seus mandatários da juventude aos eleitores

O líder do Sempre - Movimento Independente (S-MI), Luís Correia, teve uma reunião de trabalho com os mandatários da juventude na passada 5ªfeira, dia 17 de Junho, que permitiu gerar ideias e contributos do que se pode fazer para melhorar a relação/interesse dos jovens pelas questões políticas e de âmbito local para se perceber que tipo de ações e iniciativas poderão ser mais benéficas e atrativas.

  • Região
  • Publicado: 2021-06-18 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, os mandatários Alice Peixinho, Francisco Martins, João Nuno Barroso e Margarida Tomaz são os quatro jovens que se associaram ao S-MI para representar as camadas mais jovens e transmitir as suas ideias, contribuindo para a construção de um programa eleitoral que tenha também, como ponto de partida, as opiniões e motivações das camadas juvenis.

Para Alice Peixinho, Francisco Martins, João Barroso e Margarida Tomaz, o trabalho desenvolvido pela autarquia liderada por Luís Correia, ao longo dos últimos anos, teve um papel preponderante na decisão para integrarem o S-MI. Outro fator decisivo foi o facto de este ser um movimento independente, que não impõe filiação ou associação a nenhuma ideologia partidária para se poder integrar e contribuir para a ação política.

Em declarações ao Diário Digital, Luís Correia, afirma considerar que “o contributo dos jovens é fundamental para uma ação política transversal às várias camadas e para fixar e captar mais jovens para o nosso concelho. É importante ouvir a juventude para abrir os horizontes e perceber que diferentes faixas etárias procuram diferentes atrativos”.

Alice Peixinho, 16 anos, frequenta o ensino secundário e estuda música no conservatório. A jovem defende o forte dinamismo cultural presente em Castelo Branco e confessa que “é fundamental a aproximação dos jovens à cultura e deve haver uma maior comunicação junto das camadas mais novas sobre os eventos e a diversidade de espaços culturais existentes na cidade e no concelho de Castelo Branco”.

Estudante do ensino secundário e empreendedor com projetos reconhecidos, João Francisco, 16 anos, é outro dos mandatários jovens escolhidos para integrar o S-MI. O jovem sublinha a vontade do município em incutir competências de empreendedorismo e de inovação desde a mais tenra idade e defende a aproximação da autarquia aos jovens com base num “conjunto de iniciativas e ações orientadas que permitirão desafiá-los e, simultaneamente, divulgar o que existe no concelho nas diversas áreas”.

Atualmente dinamizador de atividades de apoio à educação de crianças e jovens, João Barroso, 31 anos, ex-estudante do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi representante dos estudantes do IPCB e membro do Conselho Geral. Conhecedor das dinâmicas jovens, destaca o apoio e o contributo da autarquia na realização de diversas iniciativas académicas, salienta a qualidade de vida existente e que é fundamental “continuar a incutir o espírito empreendedor nos jovens, motivando-os a permanecer ou regressar a Castelo Branco após a conclusão dos estudos, através da criação de mais emprego qualificado”.

Margarida Tomaz, 22 anos, é estudante de administração pública em Lisboa e tem gosto pelo associativismo, tendo integrado o núcleo de curso de estudantes do curso de Administração Pública. A jovem estudante considera que “há cada vez mais pretextos para os jovens elegerem Castelo Branco para estudar, trabalhar e viver, resultado da ação desenvolvida pelo município ao longo dos últimos anos”, considerando ainda que é importante “desenvolverem-se canais e meios que estimulem a participação das camadas mais jovens e criarem-se sessões de esclarecimento sobre a cidadania ativa”.

PUB

PUB

PUB

PUB