Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Presidente da Câmara eleito Presidente do Conselho Geral do IPCB Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Presidente da Câmara eleito Presidente do Conselho Geral do IPCB

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves, acaba de ser eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em reunião deste órgão do IPCB realizada no auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, esta 2ªfeira, dia 14 de Junho.

  • Educação
  • Publicado: 2021-06-14 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a reunião de eleição do novo Presidente do Conselho Geral foi precedida de outra reunião do Órgão onde, além de José Augusto Alves, tomaram posse os restantes membros cooptados: Sérgio Filipe Gonçalves Bento, Luis Manuel Taborda Barata, José Manuel Salvador Tribolet, Luís Manuel dos Santos Correia, Maria Eugénia Monteiro André e Vera Lúcia Tiago Nunes.

José Augusto Alves é coronel de Infantaria, na situação de reserva, e licenciado em Ciências Sócio Militares – arma de Infantaria da Academia Militar. No Estado-Maior do Exército foi Chefe de Repartição de Operações da Divisão de Operações. Foi chefe da Repartição de Ligação com os Adidos Militares, e em acumulação durante alguns períodos, Chefe da Divisão de Informações do Estado-Maior do Exército. Possui vários louvores e condecorações nacionais. No contexto social, foi Presidente da Assembleia Geral do Centro Social Amigos da Lardosa, Coordenador do Núcleo Distrital de Castelo Branco da Rede Europeia Anti-Pobreza, Tesoureiro da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Castelo Branco, Presidente do Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes e orador convidado em várias ações e conferências, no âmbito da Economia Social ao nível do Terceiro Setor, tanto na Formação de Dirigentes e Técnicos, como de Colaboradores de IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social).

Atualmente é Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco e Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Relembra-se que o Conselho Geral do IPCB é composto por vinte cinco membros, treze representantes dos professores e investigadores, quatro representantes dos estudantes, um representante do pessoal não docente e sete personalidades externas de reconhecido mérito. Com esta eleição, o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco encontra-se formalmente constituído.

De entre as principais competências deste órgão destacam-se a eleição do Presidente do IPCB e, sob proposta deste, aprovar os planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do Presidente; aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial; criar, transformar ou extinguir unidades orgânicas, desde que aprovado por dois terços dos membros do Conselho Geral; aprovar os planos anuais de atividades e apreciar o relatório anual das atividades da instituição; aprovar a proposta de orçamento; aprovar as contas anuais consolidadas, acompanhadas do parecer do fiscal único; fixar as propinas devidas pelos estudantes.

PUB

PUB

PUB

PUB