Mutualista Covilhanense e Kayzer Ballet assinam protocolo no âmbito social e cultural

A Mutualista Covilhanense e a Kayzer Ballet – Companhia Jovem Profissional Portuguesa de Dança assinaram, no passado dia 11 de junho, um protocolo de cooperação institucional com enfoque no âmbito social e cultural e no desenvolvimento de ações e projetos em áreas de interesse comum.

  • Cultura
  • Publicado: 2021-06-14 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, com esta parceria, as entidades pretendem colaborar no desenvolvimento e implementação de projetos e ações de interesse comum, mobilizar o seu know-how e competências técnicas no auxílio à elaboração de candidaturas conjuntas em áreas sociais e culturais inovadoras, desenvolver mecanismos de cooperação que tornem possível e promovam a participação conjunta de atividades diferenciadoras, colaborar na organização conjunta de eventos, nomeadamente, espetáculos, colóquios, conferências, encontros, jornadas, seminários, e partilhar parcerias e experiências para um melhor desenvolvimento e cumprimento da função social e cultural que ambas representam.

A assinatura decorreu nas instalações da Casa de Acolhimento Especializada (CAE) – Casa Moura, propriedade da Mutualista Covilhanense, onde a associação desenvolve um projeto social destinado ao acolhimento e integração de Crianças e Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (CJENA) no âmbito de um compromisso assumido pela Estado português perante a União Europeia.

Para já, há dois projetos submetidos em conjunto, um deles com candidatura aprovada, para a criação de um espetáculo e de um documentário com jovens menores estrangeiros não acompanhados. A segunda candidatura, junto à Fundação Calouste Gulbenkian, está em fase de apreciação.

Nelson Silva, presidente da direção da Mutualista Covilhanense, referiu que “é uma cooperação institucional muito importante no âmbito social e cultural da instituição, com ênfase na área cultural”, alicerçada em atividades enriquecedoras que garantem o “envelhecimento ativo” dos utentes idosos e criam novas e importantes dinâmicas junto dos “jovens integrados na CAE – Casa Moura”.  

Ricardo Runa, diretor artístico da Kayzer Ballet, agradeceu a “recetividade da Mutualista Covilhanense” e referiu: “esta parceria e os projetos a desenvolver são muito importantes porque nos desafiam”.

Quanto ao projeto já aprovado, Ricardo Runa indicou que permitirá enquadrar os jovens da CAE – Casa Moura “com bailarinos profissionais, passar-lhes um bocadinho do que é o mundo do espetáculo e de como a arte pode influenciar positivamente as suas vidas".

PUB

PUB

PUB

PUB