Castelo Branco: AE Afonso de Paiva assinalou Dia do Autor Português com Exposição de Retratos de Autores Portugueses

O Dia do Autor Português, instituído há 35 anos, celebra-se a 22 de maio e reconhece a importância do autor das mais variadas áreas artísticas.

  • Educação
  • Publicado: 2021-05-24 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Esta é uma iniciativa promovida desde 1982 pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), como forma de homenagear todos os criadores portugueses nas várias áreas artísticas e culturais, recordando os grandes autores portugueses ou dando a conhecer novos autores, desde os talentos emergentes na cena nacional aos talentos mais anónimos, destacando a sua importância na promoção e incentivo à leitura e no desenvolvimento da cultura e do bem-estar, assinalando igualmente o aniversário da SPA.

Para as Bibliotecas Escolares reveste-se de primordial importância o contacto da criança, desde o jardim-de-infância, com histórias e autores portugueses, pois partilham a mesma língua, a mesma cultura. E temos livros maravilhosos e excelentes escritores, ilustradores, músicos, cineastas e tantos outros portugueses que interagem com as crianças em encontros de autor, demonstrando-lhes que a pessoa que escreveu e/ ou ilustrou determinada história, que compôs uma canção ou fotografou um cenário ou uma história, entre outros, é alguém com quem podem falar, e até tocar, e esse é um fator crucial para a criança começar a ter uma relação especial com os livros e as histórias e descobrir o prazer da leitura.

O Agrupamento de Escolas (AE) Afonso de Paiva celebrou o dia 22 de maio, Dia do Autor Português com a inauguração da Exposição de Retratos de Autores Portugueses na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, patente até ao dia 4 de Junho. Desta exposição constam 13 magníficos retratos, fruto de uma atividade colaborativa entre as Bibliotecas Escolares (BE) e os Professores de Educação Visual e Educação Tecnológica (EVT) do AE Afonso de Paiva, que desde 2010 os Alunos das Turmas de 2º Ciclo realizam nas aulas, como forma de assinalar a visita dos muitos autores que presenteiam o agrupamento em encontros de autor promovidos pelas BE. Estes retratos foram elaborados com base no desenho de observação, com recurso à ampliação, assente em suporte de quadrícula posteriormente pintados com diferentes materiais de pintura, recorrendo a diferentes técnicas.

O AE Afonso de Paiva convida toda a comunidade educativa a visitar esta belíssima exposição até ao dia 4 de junho, individualmente, acompanhados com amigos ou família, registando desta forma uma evocação, a todas essas figuras nacionais, os Autores Portugueses de hoje e de sempre.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB