Castelo Branco: Câmara investe 609 mil euros na requalificação do Campus da Talagueira

Câmara Municipal e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) assinaram, na 2ªfeira passada dia 12 de Abril, o protocolo para a requalificação da zona exterior 
do Campus da Talagueira.

  • Educação
  • Publicado: 2021-04-17 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco pelo Gabinete de Apoio ao Presidente (GAP) da Câmara Municipal, as obras estão previstas começar este ano e espera-se uma intervenção profunda, que envolve trabalhos de infraestruturação e de requalificação do espaço. No total, são mais de cinco hectares, situados entre as escolas superiores de Saúde (ESALD) e de Artes Aplicadas (ESART), que vão ser intervencionados.

No texto enviado pelo GAP, substituto do antigo Gabinete de Comunicação da Câmara, José Augusto Alves, Presidente da Autarquia, afirma que “a assinatura deste protocolo formaliza o início de um grande projeto que vem valorizar o Instituto Politécnico de Castelo Branco, oferecendo melhores condições aos seus alunos, potenciando a vinda de novos estudantes. É uma obra que se enquadra na nossa estratégia de desenvolvimento para o concelho de Castelo Branco, colocando à disposição de toda a comunidade mais um espaço de excelência, promovendo o aumento da qualidade de vida num espaço aprazível.”

O investimento da Câmara Municipal de Castelo Branco é de cerca de 609 mil euros, já o projeto é da responsabilidade do IPCB, que desafiou os alunos da ESART a desenvolverem um conjunto de propostas. A proposta final resulta do melhor de cada proposta apresentada.

António Fernandes, Presidente do IPCB, afirma no mesmo texto do GAP que “a obra de requalificação do Campus da Talagueira vai dar dignidade a um espaço inacabado que se concretizará como num dos melhores campus académicos do país. Terá a particularidade de ser um espaçolivre, sem qualquer barreira de acesso sendo um prolongamento da cidade que poderá ser utilizado por qualquer pessoa, num contexto de lazer e desporto, e em envolvimento com a academia.”

O novo Campus da Talagueira será um local de lazer aberto a toda a comunidade, dotado de um anfiteatro ao ar livre, vários espaços verdes, calçadão entre as duas escolas, uma ciclovia e um novo estacionamento.

PUB

PUB

PUB

PUB