Por: Diário Digital Castelo Branco
A Beira Serra - Associação de Desenvolvimento, com sede na Covilhã, vai lançar um projeto que aposta na criação de um jogo permita às crianças aprender os princípios básicos da Constituição da República Portuguesa.
Em nota de imprensa, aquela associação do distrito de Castelo Branco adianta que a iniciativa visa "reforçar a literacia democrática e a consciência cívica da comunidade educativa" e que se destina às crianças do primeiro ciclo.
Com a denominação "Civitas", este projeto foi aprovado no âmbito do programa Cidadãos Ativos e será financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, num valor de 105 mil euros.
O início está previsto para setembro de 2021, prolongando-se durante 26 meses.
"A Beira Serra tem agora a oportunidade de concretizar um velho sonho, sensibilizando para a importância da participação e envolvimento das crianças e jovens na comunidade: a democracia como um jogo em que todos podem e devem participar, independentemente da sua idade", é referido.
A informação salienta que, no final do projeto se prende que "as crianças de primeiro ciclo assumam também elas o juramento que é feito pelo Presidente da República, aquando da sua tomada de posse", isto é, de "defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa".
A iniciativa será levada a cabo através de uma parceria, que é constituída por todos os agrupamentos de escolas da Cova da Beira e pela Confederação Nacional das Associações de Pais.
"De forma colaborativa com o Instituto Politécnico de Castelo Branco será criado, testado e distribuído um jogo lúdico-pedagógico sobre a Constituição da Republica Portuguesa, que este ano comemora 45 anos de existência", especifica a Beira Serra.
A associação reitera igualmente que o "Civitas" se alicerça na Constituição como "precursor de mudança, partindo da premissa que a consciência cívica se revela no modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, democracia e justiça social".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet