Politécnico de Castelo Branco participa em projeto 5G de condução autónoma

 O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) viu recentemente aprovada a candidatura do projeto de investigação e desenvolvimento 5GAUTO, financiada pelo programa P2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

  • Educação
  • Publicado: 2021-03-30
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a equipa do IPCB é constituída pelos docentes Paulo Marques, Hugo Marques e João Caldeira.

O projeto 5GAUTO vai contribuir para a transformação digital do setor dos transportes rodoviários em Portugal com vista ao aumento da segurança, disponibilização de serviços inovadores e preparando as infraestruturas de comunicação para a futura condução autónoma. O projeto vai implementar pilotos demonstradores de serviços cooperativos de transporte inteligentes (C-ITS) em meio urbano (Aveiro) e em cenário de autoestrada (A23). 

Liderado pela empresa Altice Labs, o 5GAUTO tem como objetivo o desenvolvimento e teste de tecnologia 5G para suporte à condução autónoma. Para além do IPCB, participam no projeto a empresa tecnológica Allbesmart LDA (spin-off do IPCB) e a empresa Globalvia SA, concessionária da autoestrada A23-Beira Interior. O financiamento elegível aprovado para o consórcio é de 620.757 €.

Informações adicionais em http://5gauto.allbesmart.pt

PUB

PUB

PUB

PUB