EDP-Comercial aposta na mobilidade elétrica em Vila Velha de Ródão

Está a funcionar desde o final de fevereiro, junto ao edifício da Biblioteca Municipal José Baptista Martins, em Vila Velha de Ródão, um posto de carregamento de veículos elétricos.

  • Economia
  • Publicado: 2021-03-29 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Este é o primeiro equipamento do género instalado no concelho, tratando-se dum posto de carregamento de acesso público com duas tomadas, cada uma com potência de até 22kW, que permite o carregamento de duas viaturas em simultâneo.

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, instalação deste posto de carregamento em Vila Velha de Rodão contou como o apoio do Município de Vila Velha de Ródão e faz parte do plano de expansão da rede piloto de mobilidade elétrica, da responsabilidade da MOBI.E, neste caso concessionado pela EDP Comercial, na sequência de um concurso público internacional. 

Para o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, “a disponibilidade deste equipamento vem responder a uma mudança de paradigma que se tem verificado nos últimos anos e que queremos acompanhar e se traduz na aposta numa mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente”.

Embora na fase piloto da rede de mobilidade elétrica os carregamentos fossem gratuitos, desde o seu final, em 30 de junho de 2020, os carregamentos são pagos pelos respetivos utilizadores e ativados com a utilização de um cartão emitido por um Comercializador de Energia para Mobilidade Elétrica (CEME).

Deste modo, pelo carregamento no posto de Vila Velha de Ródão, o preço a pagar pelo utilizador corresponderá ao custo pela utilização do equipamento de carregamento – de 0,02€ por minuto – e que é devida ao OPC, acrescida do custo da energia consumida, conforme preço contratado pelo utilizador no seu contrato CEME. 

A EDP Comercial, como Operador de Posto de Carregamento, disponibiliza uma linha de apoio disponível 24 horas/ 7 dias por semana (800 22 22 22) para assistência aos utilizadores caso necessitem de algum apoio/instrução para utilização do posto de carregamento.

PUB

PUB

PUB

PUB