Diário Digital Castelo Branco - Universidade Beira Interior participa em projeto que aumenta segurança de edifícios industriais Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Universidade Beira Interior participa em projeto que aumenta segurança de edifícios industriais

A Universidade da Beira Interior (UBI) integra um consórcio que vai desenvolver investigação para aumentar a segurança e o tempo de vida de edifícios industriais, foi anunciado por aquela instituição com sede na Covilhã.

  • Educação
  • Publicado: 2021-03-17 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em nota de imprensa enviada  ao Diário Digital Castelo Branco, a UBI explica que o consórcio foi "criado para desenvolver um projeto de investigação e conceção de uma plataforma de manutenção preditiva de estruturas industriais, destinada a edifícios e naves industriais".

Designado de MIRAASSETS, inclui como copromotores as empresas MIRASYSTEMS Lda. e VESAM ENGENHARIA S.A.

A informação acrescenta que o projeto já tem financiamento aprovado de aproximadamente 650 mil euros, sendo cerca de metade destinado à investigação da UBI.

"O projeto tem como objetivo aplicar técnicas e modelos preditivos baseados em inteligência artificial, com base nos sinais recolhidos pelos sensores instalados nessas estruturas", é referido.

Esses dados permitirão "prever a necessidade de ações de manutenção para não só prevenir eventos nefastos, como ainda para aumentar a fiabilidade e tempo de vida dessas estruturas", explica o docente do Departamento de Informática e investigador principal deste projeto, Abel Gomes, que é citado no comunicado.

Aquele responsável frisa que este projeto "alarga a investigação que tem vindo a ser feita no contexto da Faculdade de Engenharia (departamentos de Informática e Engenharia Eletromecânica), com o objetivo final de criar uma solução que possa gerar valor no competitivo mercado da construção e manutenção de estruturas industriais".

Além disso, destaca a possibilidade de "demonstrar que a UBI e os seus investigadores continuam a ser fundamentais para o desenvolvimento académico e industrial português e que estão preparados para enfrentar os desafios colocados pela indústria e pela transferência de conhecimento e tecnologia".

A informação também vinca que este consórcio constitui "mais uma oportunidade de a UBI estabelecer uma ligação ao tecido empresarial, com benefícios para a inovação na indústria".

A equipa da academia é liderada por Abel Gomes e inclui Frutuoso Silva, Nuno Garcia, Nuno Pombo e Paulo Fazendeiro (todos docentes do Departamento de Informática) e Pedro Dinis (Departamento de Engenharia Eletromecânica).

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB