Idanha-a-Nova: ESGIN continua a receber investimento da Câmara

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai investir mais de um milhão de euros na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), num projeto de eficiência energética e também na construção de uma cozinha e restaurante pedagógico para formação prática dos alunos.

  • Educação
  • Publicado: 2021-03-08
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo, o Presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, declara que “A autarquia de Idanha-a-Nova e a ESGIN iniciaram mais uma parceria com vista a melhorar a eficiência energética da escola, a reabilitar as suas instalações e a projetar o futuro com a instalação de uma cozinha e de um restaurante pedagógico, onde os estudantes das áreas do Turismo e da Gestão Hoteleira vão aplicar e desenvolver aprendizagens”. 

O projeto de Eficiência Energética e Promoção de Energias Renováveis, integrado numa candidatura ao Centro 2020, contempla uma ampla intervenção nas instalações da ESGIN, num valor global de 864 mil euros.

Instalação de iluminação led, substituição do sistema de climatização, aplicação de isolamento em paredes e cobertura, e a substituição de envidraçados e caixilharias são algumas das obras a realizar para reabilitação e melhoria da eficiência energética da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.

A Câmara de Idanha-a-Nova levou ainda a reunião do Executivo, esta sexta-feira, 5 de março, a construção de uma Unidade Prática Laboratorial – Cozinha e Restaurante Pedagógicos, a erigir nas instalações da ESGIN, no valor de 320 mil euros.

Os espaços a construir estarão devidamente equipados e os equipamentos serão individualizados (por exemplo, bancadas e fogões individualizados), para serem utilizados em formação prática. Com este objetivo prioritário, procurar-se-á que as aulas promovam a aplicação de conhecimentos, no sentido de “aprender a fazer, fazendo”, para consolidar e reforçar as aprendizagens teóricas.

O projeto engloba vários espaços físicos, nomeadamente, uma cozinha principal, com copa limpa com zona de preparação e zona de confeção; copa suja, despensa geral, despensa diária, economato e depósito de lixos. 

Cozinha Pedagógica apetrechada com equipamentos individualizados, com uma só bancada por aluno (fogão, forno e lava-louças)

Restaurante Pedagógico para atendimento do público, em eventos de pequena dimensão, promovidos pela ESGIN.

Um dos elementos distintivos deste projeto será a sua articulação com o CoLAB Food4Sustainability, laboratório colaborativo dedicado a investigar e testar técnicas de produção agroalimentar sustentáveis, com sede em Idanha e apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

PUB

PUB

PUB

PUB