Covid-19/Castelo Branco: Fábrica do Jovem Empreendedor adaptata-se à pandemia

Devido ao confinamento obrigatório, a Fábrica do Jovem Empreendedor inovou e 
tornou-se mais digital, ficando ainda mais próxima das crianças e jovens do concelho 
que, com o encerramento das escolas, ficaram em casa.

  • Educação
  • Publicado: 2021-03-03 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco
Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, José Augusto Alves, presidente da Câmara Municipal afirma que “temos apostado estrategicamente no empreendedorismo, tornando Castelo Branco num concelho verdadeiramente empreendedor. Criámos um ecossistema que permite o acompanhamento de projetos das camadas mais jovens, possibilitando o seu direcionamento para o Cei ou para a Fábrica da Criatividade”.
A nota de imprensa, enviada pelo Gabinete de Apoio ao Presidente, substituto do Ex-Gabinete de Comunicação, refere que a Fábrica do Jovem Empreendedor tem desenvolvido ações online junto das 
crianças e jovens do município. O ATL Empreendedor Express reinventou-se e deu origem à atividade “Escape Room” virtual, integrada em iniciativas promovidas pela 
Câmara Municipal, e que permite dar uma resposta social, ocupando o tempo das crianças e jovens albicastrenses de forma desafiante. O objetivo é estimular competências como a persistência, resiliência, observação atenta, capacidade de agir e tomar decisões, concentração, organização e raciocínio lógico. 
Também o Clube de Empreendedorismo, anteriormente presencial, foi reinventado, 
dando origem à Empresa Júnior. Neste caso, os participantes são responsáveis pelas 
estratégias a adotar na sua empresa, estabelecendo interações entre os diferentes departamentos da mesma. 
Foi ainda criada uma revista digital que conta já com duas edições e que aborda vários temas de empreendedorismo.
Para além destas atividades, a Fábrica do Jovem Empreendedor continua a acompanhar diferentes projetos que tiveram início em anos anteriores. Para além disso, a estrutura é solicitada por jovens empreendedores que procuram dar um impulso ao seu projeto para o colocar em ação. É o caso do STAPER, que promete revolucionar a forma como vemos as beatas do tabaco e como estas se podem aproveitar como matéria prima para outros materiais, promovendo assim a economia circular.
Com o objetivo de adquirir e enriquecer conhecimento, a Fábrica do Jovem 
Empreendedor foi criada pela Câmara Municipal de Castelo Branco para desenvolver as competências empreendedoras de crianças e jovens.

PUB

PUB

PUB

PUB