Castelo Branco: Politécnico apoia novo projeto que investe 1,6 milhões de euros no desenvolvimento tecnológico para a indústria da região

O projeto “SMARTCUT - Diagnóstico e Manutenção Remota e Simuladores para Formação de operação e manutenção de Máquinas Florestais” foi recentemente aprovado pela Agência Nacional de Inovação, refletindo mais um passo em frente na missão do Politécnico de Castelo Branco (IPCB) na cooperação com a indústria regional e com os principais players de desenvolvimento tecnológico.

  • Educação
  • Publicado: 2021-02-20
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, trata-se de um projeto alinhado com a digitalização da indústria, permitindo à CUTPLANT SOLUTIONS S.A., detentora da marca VICORT e líder do projeto, incorporar nos seus produtos tecnologias inovadoras de grande valor acrescentado. Fazem parte do consórcio, além do IPCB, o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

O projeto foca-se na conceção e desenvolvimento de soluções integradas de eletrónica e automação para construção de Digital Twins e integração com módulos de simulação através de tecnologias de realidade virtual e aumentada, tem uma duração de 31 meses e conta com um investimento de 1 608 929,56€. A equipa do IPCB envolvida no seu desenvolvimento é constituída pelos docentes e Investigadores Pedro Torres, Luís Farinha e Rogério Dionísio. 

PUB

PUB

PUB

PUB