Diário Digital Castelo Branco - Covilhã: Conselho Estratégico da candidatura a Cidade Criativa da UNESCO em Design reuniu pela primeira vez : Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: Conselho Estratégico da candidatura a Cidade Criativa da UNESCO em Design reuniu pela primeira vez :

O Conselho Estratégico da Candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO em Design reuniu, pela primeira vez, na passada 2ªfeira, dia 08 de Fevereiro, com a participação de todos os membros, do Presidente do Município da Covilhã, da Vereadora da Cultura e do Diretor Executivo da Candidatura.

  • Região
  • Publicado: 2021-02-10 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Neste primeiro encontro – em contexto presencial, no Salão Nobre da autarquia, e à distância – foi partilhado um conjunto alargado de ideias-chave e de propostas fundamentais para o plano estratégico da candidatura já em curso. 

O comunicado de imprensa enviado ao Diário Digital Castelo Branco, refere que Vítor Pereira, Presidente da Autarquia, afirma que a candidatura “é muito oportuna” e dá seguimento à história da Covilhã, que “teve como aspeto subjacente, desde sempre, o design em todo o seu percurso”. Para o autarca, esta é “uma boa oportunidade para a cidade ir mais longe”. Já o Diretor Executivo, Francisco Paiva, que apresentou as principais diretrizes da candidatura, sublinhou que a identidade da Candidatura e do seu Plano de Ação partem de um “exaustivo inventário do contexto, ao mesmo tempo que diagnostica possibilidades de, através do Design e numa matriz transdisciplinar, promover um compromisso ativo e sistémico com a criatividade, a inovação, a ecologia e a transformação social”.

Durante a reunião, os membros do Conselho Estratégico efetuaram uma apreciação crítica da candidatura e apresentaram um conjunto muito significativo e pertinente de propostas para o plano de ação. Todos, sem exceção, apontaram as “enormes potencialidades” da candidatura, nomeadamente, ao nível do design sustentável e inclusivo, do encontro entre o passado fabril e o futuro criativo da Covilhã, do envolvimento da comunidade nas ações da candidatura ou da potenciação da paisagem cultural da região.

A Vereadora da Cultura, Regina Gouveia, salientou “a importância da história da Covilhã, ligada à indústria têxtil, como potenciadora do design contemporâneo e da inovação que emerge das diversas escolas e da Universidade da Beira Interior”. Foi também Regina Gouveia que deu início ao processo de eleição do presidente do Conselho Estratégico, que será sufragado entre 12 e 14 de fevereiro e anunciado no dia 15 de Fevereiro. 

 

PUB

PUB

PUB

PUB