Diário Digital Castelo Branco - Consórcio liderado pela Universidade da Beira Interior conquista dois milhões de euros Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Consórcio liderado pela Universidade da Beira Interior conquista dois milhões de euros

Um consórcio de seis universidades europeias de montanha, que é liderado pela Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, viu aprovada uma candidatura de dois milhões de euros, numa iniciativa que visa produzir e transferir conhecimento em diferentes setores.

  • Educação
  • Publicado: 2021-02-06 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a UBI explica que este é o primeiro projeto candidatado pelo consórcio europeu UNITA, tendo conquistado uma dotação global de dois milhões de euros para promover a ciência, a inovação e o empreendedorismo.

Com a denominação "Re-UNITA", este projeto terá como ponto de partida a relação entre as academias e o tecido empresarial das regiões onde as seis universidades estão implementadas.

A UBI acrescenta que, no âmbito deste projeto, vai liderar o pacote de tarefas relacionado com a transferência do conhecimento científico para o tecido empresarial das regiões onde se situam as universidades, cabendo-lhe coordenar o "Multipolar Virtual Science Innovation Park", com financiamento de 307 mil euros.

"O trabalho a desenvolver destina-se a dar um contributo para o desenvolvimento das regiões de montanha e transfronteiriças dos territórios onde se encontram sediadas as seis universidades UNITA, mas que são igualmente desafios globais da atualidade", especifica.

A informação também detalha que o projeto vem complementar o "UNITA original", de modo a desenvolver uma agenda comum de investigação e inovação em torno do património cultural, das energias renováveis e da economia circular.

"Outras ações incidirão também na mobilidade de cientistas e na atratividade dos territórios da UNITA, bem como na partilha de infraestruturas, no reforço da cooperação com a comunidade envolvente (incluindo cidadãos e sociedade civil) e na transferência de conhecimento e desenvolvimento de práticas de ciência aberta.

O "Re-UNITA" tem previstas três ações centradas na criação de uma plataforma cooperativa comum entre os diversos membros, sendo que a Multipolar Virtual Science Innovation Park vai contar com o contributo dos gabinetes de inovação das seis universidades para servir de ponto de contacto com as empresas para que estas tenham acesso às práticas mais inovadoras, segundo é referido.

Noutra vertente, acrescenta a UBI, "será proporcionada formação aos elementos da indústria e o fortalecimento da consciência da importância do papel dos investigadores para a mudança de mentalidade sobre como os investigadores podem traduzir o seu conhecimento em benefício económico".

Outros programas incluídos no projeto "Re-UNITA" são o "Empowering", que trabalhará a formação a empreendedores (em particular dirigido a jovens estudantes de doutoramento, mulheres e minorias), e "Seeding", que financiará com fundos comunitários ‘spin-offs' que envolvam, pelo menos, duas entidades parceiras da UNITA.

A UNITA é uma parceria entre a UBI, a Universidad de Zaragoza (Espanha), a Université de Pau et des Pays de L'Adour e a Université Savoie Mont Blanc (França), a Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia).

Estas academias estão a criar um campus transnacional que funcionará através da mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e funcionários.

PUB

PUB

PUB

PUB