Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco pelo Gabinete de Apoio ao Presidente (GAP) da Câmara Municipal, substituto do Ex-Gabinete de Comunicação, a iniciativa resulta de uma parceria entre o Município, através do Cybercentro CB Skills, e a Happy Code, que tinha já sido desenvolvida de forma muito positiva, nas férias de Natal, mas que agora teve um enorme sucesso, reunindo mais de 400 inscrições. O programa consiste em vários bootcamps, tais como scratch adventure e minecraft extreme (dos 7 aos 12 anos), Roblox World e Videomaker (dos 9 aos 14 anos) e procura despertar os alunos destas faixas etárias para um conjunto de competências essenciais no dia-a-dia de hoje.
Inicialmente estava prevista a participação de 10 alunos no máximo por turma, mas devido ao elevadíssimo número de inscrições, a Autarquia decidiu estender a possibilidade de todos terem acesso a um ou mais bootcamps, consoante as
preferências que foram indicadas no ato de inscrição.
Todos os alunos farão um bootcamp durante a presente semana, ficando agendado um segundo para realizar, em data a acordar, ainda durante o período de confinamento.
No comunicado de imprensa, o responsável da Happy Code, Pedro Teixeira, afirma que “Para contemplar todos os interessados, os bootcamps foram reorganizados em várias turmas, de forma a dar resposta este desafio. Todos os pais foram contactos com informações e orientação para que os seus filhos possam frequentar tranquilamente os nossos bootcamps e usufruir desta experiência.
Um dado muito interessante que podemos aferir do número total de inscritos, é que 42% são raparigas. Um número que demonstra o interesse delas em áreas tecnológicas, sendo também uma inspiração para a desenvolver cada vez mais o gosto das meninas pelas vertentes digitais”.
Já o Presidente da Câmara, José Augusto Alves, refere, no mesmo comunicado de imprensa, que “Estamos muito satisfeitos com adesão das nossas crianças e jovens a estes Bootcamps, que vem reforçar a nossa estratégia de aposta no Cluster Tecnológico. Assim, a Tecnologia e a Programação chegam durante este período de confinamento a cerca de 200 crianças e jovens”.
Os BootCamps são cursos de programação e tecnologia, que beneficiam de uma abordagem pedagógica que potencia a aprendizagem à distância em tempo real (aula live online), com acompanhamento de um professor especializado e assente na metodologia LET (Lean Educacion Techonogy).
Esta abordagem é exclusiva e inspira-se nas melhores práticas mundiais, em termos de desenvolvimento de competências transversais, como o de desafio à criação, atitude empreendedora, cidadania digital e design thinking.
Aliando inovação ao conceito global STEAM– Ciências (Science), Tecnologia
(Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math),o
Municipio de Castelo Branco ajuda os alunos a desenvolver as Competências do
Século XXI.