Oleiros: Trabalhos de alunos do AEPAA sobre questões ambientais premiados

Foram atribuídos os prémios do concurso “Um por todos. Todos pelo Ambiente!”, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA). 

  • Educação
  • Publicado: 2021-01-14
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o concurso destinava-se aos alunos do ensino secundário ou terceiro ciclo do ensino básico e foi organizado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), contando com a colaboração da Câmara de Oleiros. A iniciativa tinha como objetivo a promoção de uma reflexão sobre problemas ambientais existentes.   

Na cerimónia que contou com a presença do Executivo municipal e representantes do IPCB, foram atribuídos dois prémios de 150 euros (a duas equipas) e de 450 euros (ao AEPAA).

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, deixou uma mensagem aos jovens alunos: “os livros são o maior inimigo da ignorância”. Sublinhou ainda a aposta do município no setor da educação refletindo-se numa alta taxa de alunos licenciados, num concelho onde “ninguém deixa de se licenciar por falta de dinheiro”.

Os alunos participaram em equipas (de acordo com o nível de ensino) através da realização de um vídeo, com um máximo de 5 minutos, onde foi abordado um problema ambiental e proposta uma solução. O júri do concurso contou com um representante do IPCB, um representante de cada município, um representante da Agência Portuguesa do Ambiente e um representante da Quercus.

O Município de Oleiros contribuiu com 1200.00€ para a ação, que foram atribuídos às equipas vencedoras e ao AEPAA. Este concurso decorre no âmbito das comemorações do 40º aniversário do IPCB e envolveu as autarquias de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Oleiros.

PUB

PUB

PUB

PUB