Castelo Branco: AE Afonso de Paiva galardoado com Prémio Nacional eTwinning 2020

O Projeto eTwinning, desenvolvido no Agrupamento de Escolas (AE) Afonso de Paiva, foi galardoado com o Prémio Nacional eTwinning 2020. 

  • Educação
  • Publicado: 2021-01-04 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

No dia 15 de dezembro decorreu a cerimónia online de entrega dos Prémios Nacionais eTwinning 2020 decorreu no passado dia 15 de Dezembro, e contou, na abertura da sessão, com a presença de Maria João Horta, Sub-Diretora Geral da Educação.

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, seguiu-se uma apresentação de Claire Morvan, responsável pela gestão de comunicação do eTwinning a nível central (Bruxelas) e também pela gestão de comunicação da European Schoolnet, que versou sobre o tema “Media Literacy and Disinformation”. Seguiu-se a apresentação e entrega dos prémios, divididos em onze categorias.  

O projeto “The box of stories: once upon a time…” que foi implementado na Escola Básica do 1.º Ciclo de Sarzedas, do AE Afonso de Paiva, Castelo Branco, foi galardoado na categoria do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste projeto estiveram envolvidas Maria do Rosário Baptista, professora titular da turma e Teresa Sofia Silva, professora de Inglês na mesma turma. 

De referir que este projeto já tinha recebido Selo Nacional de Qualidade eTwinning e também o Selo Europeu de Qualidade eTwinning, pois nele estiveram envolvidas turmas de Itália, Eslováquia, Turquia, Roménia, Croácia e Bulgária. Em Portugal esteve incluído o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e o Agrupamento de Escolas Gaia Nascente. É ainda de salientar que este projeto recebeu também o Prémio Nacional eTwinning 2020 em Itália. 

O projeto eTwinning “The box of stories: once upon a time…” surgiu da importância que as histórias infantis podem ter no desenvolvimento da personalidade da criança. As histórias são essenciais para transmitir ensinamentos importantes que permitam à criança perceber o mundo que a rodeia. Neste sentido, o projeto pretendeu proporcionar uma viagem pelas histórias de cada país, incentivando o desenvolvimento de competências de leitura e o gosto pela mesma. De igual modo se objetivou o desenvolvimento de competências de comunicação, de colaboração e tecnológicas. 

No decorrer de toda a cerimónia online estiveram a assistir, na Escola Básica do 1.º Ciclo de Sarzedas, os alunos e respetivas professoras, na companhia do Diretor do Agrupamento, Rui Duarte e da Presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas, Celeste Rodrigues. 

Aos vencedores dos projetos foram solicitadas breves intervenções em direto acerca do trabalho desenvolvido e coube aos respetivos Diretores de Agrupamento enquadrar o eTwinning na dinâmica dos seus Agrupamentos. 

O encerramento da cerimónia contou com a intervenção de Teresa Godinho, Chefe da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral da Educação. 

Na Escola Básica do 1.º Ciclo de Sarzedas, que tem a característica de ser unitária, com uma única turma que inclui todos os anos de escolaridade, foram medalhados os alunos participantes no projeto e, oportunamente, serão entregues medalhas aos alunos que integraram a turma e entretanto já transitaram para o 5.º ano que agora frequentam na Escola Básica Afonso de Paiva, em Castelo Branco. 

Cada uma das professoras recebeu um troféu, entregue pessoalmente pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.

De referir que ambas as docentes também receberam a distinção de Selo Europeu pelo referido projeto. O Diretor do Agrupamento de Escolas foi também agraciado com uma placa alusiva ao prémio conquistado.

O link para o vídeo de apresentação do projeto é https://youtu.be/HYVba87JxBQ 

Para se assistir à gravação da cerimónia o link é: https://youtu.be/quPcVFFGmeg 

PUB

PUB

PUB

PUB