Proença-a-Nova: Apoios disponíveis para prejuízos causados pelos incêndios florestais

Já se encontram disponíveis, até 15 de Janeiro de 2021, os apoios para fazer face aos prejuízos decorrentes dos incêndios florestais que afetaram o concelho de Proença-a-Nova durante este verão, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020), inseridos na medida 6.2.2, «Restabelecimento do Potencial Produtivo».

  • Economia
  • Publicado: 2020-11-30
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, está disponível um montante de 2 milhões de euros para reconstituição ou reposição do potencial produtivo das explorações agrícolas danificadas, correspondente a animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à atividade agrícola, sendo que só são elegíveis danos que ultrapassem 30% do seu potencial agrícola.

O apoio é concedido sob a forma de subvenção não reembolsável a 100% no caso de a despesa elegível ser igual ou superior a 5 mil euros; a 85% em despesas elegíveis superiores a 5 mil e até 50 mil euros; ou a 50% para prejuízos superiores a 5 mil e até 800 mil euros. 

Na próxima quarta-feira, dia 2 de Dezembro, os técnicos do Município irão realizar sessões de divulgação junto da população, em articulação com as Juntas de Freguesia, com o objetivo de esclarecer quaisquer dúvidas sobre as candidaturas, nos seguintes horários e locais: às 09:30 horas nos Cunqueiros, às 10:30 nas Fórneas, às 11:00 no Esfrega, às 11:30 na Herdade, às 14:00 em Alvito da Beira, às 15:00 na Dáspera e às 16:00 horas nas Corgas.

De recordar que a maior parte da área ardida em 2020 é composta por povoamentos de pinheiro e eucalipto, tendo ardido igualmente oliveiras, árvores de fruto e pastagens para animais (entre caprinos, ovinos e asininos). Há ainda a registar algumas dezenas de edificações ardidas, entre casas devolutas e arrecadações agrícolas e anexos.

As candidaturas decorrem no portal do PDR 2020 e o Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor encontra-se disponível para prestar esclarecimento de dúvidas na submissão das mesmas, através do telefone 274 670 000 ou do e-mail gapemp@cm-proencanova.pt 

PUB

PUB

PUB

PUB