Politécnico de Castelo entrega bicicletas elétricas à Câmara Municipal do Sabugal

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) entregou 4 bicicletas elétricas à Câmara Municipal do Sabugal no âmbito do Projeto MOVELETUR "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais”.

  • Educação
  • Publicado: 2020-11-22
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, as bicicletas foram entregues a Hugo Jóia, representante da Câmara Municipal do Sabugal, na presença do Presidente do IPCB, António Fernandes, e dos docentes da instituição intervenientes no projeto MOVELETUR: Paula Pereira, Rogério Dionísio e George Ramos.
O projeto com a Câmara Municipal do Sabugal começou a ser delineado em Julho, com reuniões preparatórias entre os parceiros, resultando na assinatura de um contrato de comodato com a autarquia que pressupõe não só a entrega das bicicletas elétricas como também a realização de formação e a disponibilização dos carregadores elétricos e capacetes de proteção.
O projeto MOVELETUR tem como objetivo a promoção de um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, a fim de criar uma rede de itinerários turísticos 'verdes' que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas. Paralelamente, foi criada a aplicação móvel “Moveletur”, já disponível no Google Play, com informações atualizadas sobre parques, veículos e rotas. O modelo de intervenção aplicado na Reserva Natural da Serra da Malcata, nos concelhos de Sabugal e Penamacor, será replicado em várias áreas naturais, portuguesas e espanholas.
O projeto pretende também capacitar empresários do sector turístico e empreendedores dos espaços naturais, no sentido de garantir uma nova oferta de mobilidade sustentável.
Em 2019, e em parceria com as entidades parceiras do projeto MOVELETUR, o IPCB disponibilizou uma formação internacional online, a fim de proporcionar e aprofundar conhecimentos sobre a utilização de veículos elétricos. Esta formação teve a participação de 250 inscritos provenientes de Portugal, Espanha e América Latina, transparecendo o crescente interesse na utilização destes veículos.
De referir que o projeto MOVELETUR, tem por parceiros a Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León (beneficiário principal) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Ente Regional de la Energía de Castilla y León, Diputación de Ávila, a Câmara Municipal de Bragança, a Agência de Energia do Oeste Sustentável e a Associação de Desenvolvimento do Alto Tâmega e Barroso.

PUB

PUB

PUB

PUB