Politécnico de Castelo Branco colabora com sector industrial de São João da Madeira

A empresa IDEPA – Indústria de Passamanarias, em São João da Madeira, concluiu em outubro mais uma fase de instalação de equipamentos ciberfísicos nas suas instalações, no âmbito do projeto mobilizador PRODUTECH SIF – Soluções para a Indústria de Futuro. 

  • Educação
  • Publicado: 2020-10-21
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) desempenhou um papel importante neste projeto, uma vez que sob coordenação de Pedro Torres, professor do IPCB, contribuiu para o desenvolvimento de uma SmartBox, hardware inteligente que permite que equipamentos de tecnologia mais antiga e equipamentos recentes falarem a mesma linguagem, colocando a IDEPA em linha com o paradigma da Indústria 4.0. 

Atualmente, é possível receber, de forma remota, informação de cada uma das máquinas no espaço fabril, prever anomalias, gerir consumos de energia e estabelecer comunicação entre máquinas e entre máquinas e operadores através de realidade aumentada e comunicação com robôs móveis que transportam a matéria prima. 

Para além do IPCB, trabalharam nesta intervenção investigadores do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. 

"Mais uma vez, o IPCB mostra que tem capacidade para trabalhar ao lado dos melhores e produzir tecnologia que funciona e constitui uma mais valia para o aumento de competitividade da indústria nacional", lê-se no texto enviado ao Diário Digital Castelo Branco. 

PUB

PUB

PUB

PUB