Proença-a-Nova: Município adere à plataforma comercial “SmartFarmer“ valorizando produtos endógenos online

O Município de Proença-a-Nova aderiu como parceiro ao SmartFarmer – uma plataforma de comércio digital de produtos agrícolas nacionais concebida pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento. 

  • Economia
  • Publicado: 2020-10-21
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, trata-se de um programa digital que tem como principal missão apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares, valorizando produtos endógenos e, consequentemente, a criação de emprego e fixação de pessoas no território.

“O Município de Proença-a-Nova, através da marca Proença-a-Nova Origem, da sua loja on-line e dos respetivos pontos de distribuição tem procurado apoiar os nossos produtores e produtos locais, a adesão a esta plataforma é mais um contributo nesse apoio e na ampliação e diversificação da rede de distribuição e venda dos nossos melhores produtos" refere em comunicado de imprensa, João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal. 

Através deste canal de escoamento eletrónico, os produtores beneficiam de uma maior rentabilidade do seu negócio ao potenciar as vendas e a promoção do consumo de produtos locais. Além disso, esta é uma prática sustentável, reduzindo os consumos de energia e refrigeração ao nível do armazenamento e transporte dos produtos. Este projeto tem em vista a criação de um sistema alimentar mais são, justo e sustentável, aproximando produtores e consumidores através de circuitos agroalimentares curtos – venda direta entre produtor e consumidor ou venda indireta através de um intermediário. 

O Smartfarmer conta igualmente com uma rede privilegiada de parceiros locais e reúne os produtos de diferentes produtores de Norte a Sul do país em que estes têm a oportunidade de os comercializar no mercado digital nacional.

A apresentação do projeto em Proença-a-Nova aconteceu sob o formato de webinar a 14 de outubro e contou com a participação de dois produtores da marca Proença-a-Nova Origem – Almeida & Filhos e Monte Barbo. Todos os produtores que estiverem interessados em aderir deverão contactar o Município através do e-mail segurancalimentar@cm-proencanova.pt

PUB

PUB

PUB

PUB