Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Bibliotecas Escolares Afonso de Paiva promovem sensibilização para a lavagem das mãos Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Bibliotecas Escolares Afonso de Paiva promovem sensibilização para a lavagem das mãos

O primeiro Dia Mundial da Lavagem das Mãos foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aconteceu a 15 de outubro de 2008, no Ano Internacional do Saneamento.

  • Educação
  • Publicado: 2020-10-17 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a data surgiu como meio de sensibilização para o combate contra a mortalidade infantil. O pequeno gesto de lavar as mãos com sabão, com frequência, previne doenças e infeções. A Direção-Geral da Saúde (DGS) refere que é de extrema importância uma correta lavagem das mãos com água e sabão ou fricção com solução antisséptica de base alcoólica, sendo uma das medidas basilares para a mitigação da pandemia de Covid-19. 

As mãos são um dos mais importantes veículos de transmissão de micróbios causadores de doenças. Mãos limpas podem evitar a propagação de germes de uma pessoa para outra e em toda uma comunidade. Mas será que sabemos mesmo como as lavar? 

As Bibliotecas Escolares do AE Afonso de Paiva quiseram assinalar esta tão importante data (principalmente no contexto em que vivemos) com as crianças do Jardim de Infância das Violetas, através de uma pequena dinâmica experiencial com as professoras Carla Nunes e Maria da Luz Lopes da Equipa das Bibliotecas, que mostraram às cerca de noventa crianças, os passos a seguir para fazerem a correta lavagem das mãos com sabão, englobando as palmas e os dorsos das mãos, os pulsos, entre os dedos e por baixo das unhas, devendo demorar sempre um minuto ou mais. Foram ainda relembrados os momentos em que devemos lavar as mãos: antes e depois de manipular ou consumir alimentos; antes e depois de contactar com pessoas doentes ou acamadas; antes e depois de tratar um corte ou ferida; depois de ir ao quarto de banho; depois de espirrar, tossir ou se assoar; depois de mexer em objetos ou superfícies sujas ou potencialmente contaminadas; depois de contactar com animais; depois de tocar em lixo.

Foi especialmente reforçado junto das crianças que durante a pandemia da COVID-19, também devemos lavar as mãos depois de ter estado num espaço público e tocado num objeto ou superfície que possa ter sido frequentemente tocado por outras pessoas (como puxadores das portas, mesas, bombas de gasolina, carrinhos de compras, ou caixas registadoras/ ecrãs eletrónicos, etc) e antes de tocar nos olhos, nariz ou boca porque é a forma como os germes entram nos nossos corpos. As Bibliotecas Escolares deixaram a mensagem a todos que lavar as mãos é fácil e é uma das formas mais eficazes de prevenir a propagação de germes.

No final da sessão houve lugar a uma visita surpresa de um convidado muito especial: O amigo Panda, que através da sua canção “Lava as mãos” lembrou aos petizes que não devem dar boleia aos micróbios e para isso… Lava regularmente as mãos com água e sabão!

PUB

PUB

PUB

PUB