“Filosofia para Crianças” regressa a Penamacor com novidades

O projeto “Filosofia para Crianças” arrancou para a terceira edição no dia 13 de outubro, em Penamacor, sendo aplicado, no presente ano letivo nas turmas do 1º ciclo e 2º ciclo do ensino básico.

  • Educação
  • Publicado: 2020-10-16 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o Gabinete de Ação Social e Educação (GASE) do Município de Penamacor, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), volta a apostar no projeto “Filosofia para Crianças” e que conta, mais uma vez, com o apoio de uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

Este ano, com a novidade de ser alargado aos alunos do 2º ciclo, continua a ser prioridade aplicar estratégias e metodologias alternativas e inovadoras que permitam aos alunos intervenientes colocar em prática a arte de pensar de uma forma crítica, criativa e afetiva, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas e sociais. O Projeto Filosofia para Crianças tem como grandes finalidades a promoção do espírito crítico e da liberdade de pensar, aliadas ao desenvolvimento do raciocínio e das capacidades argumentativas, a par da fundamental construção de uma “comunidade de investigação” que proporciona o debate e comunhão de ideias em crianças do 1º e 2º ciclo. Dada a conjetura em que vivemos e a necessidade da Escola se adaptar a tempos tão conturbados, pretende-se, este ano, reforçar o trabalho intelectual e o equilíbrio socioemocional, ou seja, aliar o beneficio da abordagem de “filosofiar” com a abordagem de “meditar” treinando deste modo a atenção plena, as emoções e a inteligência emocional.

A par desta vertente, é de realçar que, para os alunos do 1º ciclo, o projeto continuará a ser aplicado na mesma lógica das outras edições, procurando responder à estimulação da criatividade, da reflexão e do debate de ideias. Já no 2º ciclo, o projeto elevou o grau de exigência procurando estimular nos alunos a sua autonomia na capacidade de problematizar e de argumentar, desenvolvendo assim a reflexão crítica, a partir da sua vivência pessoal. As sessões decorrerão durante o ano letivo na Escola Básica e na Escola sede do AERS, no âmbito da componente letiva de Educação para a Cidadania, e de acordo com as normas estabelecidas para a realização de atividades educativas em contexto escolar, garantindo a implementação das mesmas em segurança para toda a comunidade educativa. Está igualmente salvaguardada a necessidade de adaptação das sessões e continuidade das mesmas, tendo em conta a evolução da pandemia da COVID-19 em Portugal.

Esta iniciativa insere-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pelo Município de Penamacor, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce. O financiamento do PIICIE é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, atribuído pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.

PUB

PUB

PUB

PUB