Fundão: Há Teatro na Moagem” apresenta peça “Lano kaj Neĝo”

No âmbito da iniciativa “Há Teatro na Moagem”, irá realizar-se, no dia 10 de outubro, sábado, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a peça de teatro “Lano kaj Neĝo”, numa produção da ASTA.

  • Cultura
  • Publicado: 2020-10-06
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

“Lano kaj Neĝo” significa a Lã e a Neve na língua esperanto (uma língua artificial criada como uma tentativa de projetar uma língua universal) e debruça-se sobre a obra “A Lã e a Neve”, de Ferreira de Castro, “um símbolo para a identidade social e cultural da região da Beira Interior, para além de ser uma referência da literatura nacional, onde o interesse foi encontrar um veículo que servisse por um lado o contexto local e ao mesmo tempo projetasse as questões e anseios da nossa humanidade”.

“A peça acompanha o percurso de Horácio, de pastor em Manteigas ansiando um dia reunir as condições financeiras para poder ter a casa que sonha para viver com a sua família, até se tornar tecelão numa fábrica na Covilhã e confrontar-se com a dura realidade do operariado”.

“Enquadrada nos anos 40 do séc. XX, durante o período da Segunda Guerra Mundial e com a ditadura em Portugal como pano de fundo, olha-se para a serra isolada e para as condições precárias em que vivem aqueles serranos, e olha-se para o auge do mundo industrial e têxtil na Covilhã onde o trabalho se torna uma reivindicação social importante. Ferreira de Castro coloca-nos perante a busca incessante dos homens e das mulheres por melhores condições de vida, esperando que um dia chegue esse tal «mundo novo» a que todos aspiram”.

Esta peça, para maiores de 12 anos, tem direção de Miguel Pereira; texto de Ferreira de Castro; interpretação de Bruno Esteves, Carmo Teixeira, Sérgio Novo; consultadoria artística de Miguel Rainha; desenho de luz de Miguel Pereira com Bruno Esteves e Pedro Fonseca/coletivo ac; figurinos de Jorge Mendes; fotografia de Rita Carrilho; vídeo de Tiago Moura; produção e comunicação de Rui Pires; assistência de produção e comunicação de Helena Ribeiro; coprodução da Câmara Municipal da Guarda, Câmara Municipal de Gouveia, Freguesia de Famalicão da Serra, Teatro Municipal da Guarda, Cine Teatro de Gouveia, Casa da Cultura de Famalicão da Serra e apoios da Câmara Municipal da Covilhã, Instituto Português do Desporto e da Juventude, New Hand Lab e Oriental de São Martinho.

“Há Teatro na Moagem” é um espaço de programação e acolhimento de estruturas teatrais no espaço d’ A Moagem, desenvolvido em parceria entre o Município do Fundão e a ESTE – Estação Teatral, que proporciona ao público a oportunidade de usufruir de espetáculos de outras companhias nacionais e internacionais.

Os bilhetes poderão ser adquiridos n' A Moagem e terão o custo de seis euros para o público em geral. Para os jovens até 29 anos e maiores de 65 anos o preço do bilhete será de quatro euros e para grupos com seis ou mais elementos o preço do bilhete será de três euros, mediante reserva prévia.

PUB

PUB

PUB

PUB