Deputada do PSD de Castelo Branco pede “retoma urgente” das obras na Escola Secundária da Sertã

 A deputada do Partido Social Democrata (PSD) da Assembleia da República eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, Cláudia André, e os restantes deputados do grupo parlamentar do PSD da Comissão de Educação, entregaram no passado dia 25 de Setembro, um Projeto de Resolução na Assembleia da República que recomenda ao Governo que retome “com urgência a intervenção de requalificação acordada” na Escola Secundária da Sertã.

 

  • Educação
  • Publicado: 2020-09-28 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso e de acordo com o Projeto de Resolução entregue, o acordo assinado a 6 de Dezembro de 2017 entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal da Sertã, previa que as obras de requalificação da Escola Secundária da Sertã, iniciadas em Setembro de 2018, tivessem um “prazo previsto para a sua conclusão de um ano. As aulas passaram a decorrer provisoriamente em espaços improvisados com deficientes condições para a prática letiva, mas com a tolerância e compreensão da comunidade escolar face à melhoria expectável que, a médio prazo, iriam beneficiar com a realização das obras há muito ansiadas”.

Após a suspensão em Abril de 2019, por motivos relacionados com a estrutura do edifício, o projeto de reabilitação foi revisto contemplando o reforço estrutural e está na posse da DGESTE. 18 meses depois “as obras continuam paradas, enquanto alunos e professores da Escola Secundária da Sertã sofrem com as deficientes condições de funcionamento em espaços dispersos que colocam vários problemas de segurança e de desconforto térmico, situação agravada pelos constrangimentos que o contexto pandémico impõe na organização dos estabelecimentos escolares” refere o projeto entregue.P

Para o PSD esta situação “não é mais tolerável” e desta forma recomenda ao Governo “que retome, com urgência a intervenção de requalificação acordada e proceda à cabimentação dos recursos financeiros necessários à execução do “Projeto de Ampliação e reforço estrutural do edifício principal da Escola Secundária”.

A Escola Secundária da Sertã é o edifício sede do Agrupamento de Escolas da Sertã. Um edifício que conta com mais de 50 anos de existência e que entre os 1300 alunos do Agrupamento recebe 350 estudantes pertencentes ao ensino secundário distribuído por turmas de ensino regular e ensino profissional dos 10º aos 12º anos de escolaridade.

PUB

PUB

PUB

PUB