Universidade da Beira Interior tem nova presidente da Comissão de Ética

Ana Leonor Serra Morais dos Santos foi eleita presidente da Comissão de Ética da Universidade da Beira Interior (CE-UBI). A docente da Faculdade de Arte e Letras (FAL) vai ocupar o cargo durante um ano, tendo como vice-presidente Graça Maria Fernandes Baltazar (Faculdade de Ciências da Saúde).

  • Educação
  • Publicado: 2020-09-21 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a escolha das duas responsáveis decorreu no dia 15 de setembro, data em que tomaram posse os novos elementos da CE-UBI.

Da atual composição fazem parte Amélia Maria Monteiro Fernandes Nunes (Faculdade de Ciências), Graça Maria Fernandes Baltazar, Luís José Andrade Pais (Faculdade de Engenharia), Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e Sara Velez Estevão (Faculdade de Artes e Letras), enquanto membros indicados por cada uma das Faculdades.

Ana Leonor Serra Morais dos Santos, António José Geraldes de Mendonça (Faculdade de Ciências) e Pedro Ricardo Morais Inácio (Faculdade de Engenharia) integram a Comissão de Ética enquanto membros indigitados pelo Reitor.

A CE-UBI tem ainda representantes de cinco ordens profissionais, que foram escolhidos em 2019: José Pires Manso (Ordem dos Economistas), Lídia Videira (Ordem dos Enfermeiros), Manuel Sant'Ana (Ordem dos Veterinários), Miguel Ricou (Ordem dos Psicólogos) e Ricardo Brazete (Ordem dos Advogados).

A cerimónia de tomada de posse contou com a presença do Reitor da UBI, António Fidalgo, que deixou uma “palavra de agradecimento aos professores pelo serviço que estão a prestar à comunidade”, tendo ainda sublinhado a importância do trabalho que vão realizar: “As Comissões de Ética são cada vez mais chamadas a dar os seus pareceres, porque a questão da integridade e da honestidade intelectual é um ponto essencial, para o dia a dia das universidades”.

O Reitor tinha ainda outra mensagem de reconhecimento para José Martinez de Oliveira, impulsionador da CE-UBI e que ocupou a presidência da Comissão desde a criação. Deu agora lugar à nova presidente, e na hora da saída, António Fidalgo, destacou que o Professor Jubilado da Faculdade de Ciências da Saúde “nunca se coibiu deste trabalho, que fez sempre com muito empenho, dedicação e entusiasmo, algo que é excecional”.

José Martinez agradeceu a confiança demonstrada e considerou que a CE-UBI é um exemplo de bom funcionamento que se deveu à boa interação entre todos os membros. Como resultado, “a grande maioria das ações foram bem feitas e vão ser continuadas a melhoradas”, afirmou, lembrando: “Todos os anos temos acrescentado mais valor e iniciativas. Este será o caminho para que a Universidade também beneficie destas ideias de proteção e da garantia de qualidade e fiabilidade”.

PUB

PUB

PUB

PUB