Na semana oficial do arranque de um novo ano letivo, os deputados do PSD visitaram, nos dias 14 e 15 de setembro, as escolas dos seus respetivos Distritos.
Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a iniciativa teve como principal objetivo auscultar as preocupações de toda a comunidade educativa, nomeadamente dos alunos, das famílias, dos funcionários e dos professores, procurando também contribuir para a sua resolução atempada.
Desta forma, a deputada Cláudia André, eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, visitou, no Fundão, o Agrupamento de Escolas do Fundão e a Escola Profissional, na manhã do dia 14. Já no dia 15, marcou presença no Agrupamento de Escolas da Sertã.
No final das visitas realizadas, a parlamentar afirmou que o discurso do Governo “não corresponde à realidade”, que o novo ano letivo só vai iniciar melhor graças ao “empenho de quem está no terreno, pois o Ministério não disponibiliza mais docentes, não disponibiliza mais assistentes operacionais ou administrativos, não disponibiliza mais computadores nem tratou de reforçar a rede para os locais onde esta não existe”. Cláudia André critica ainda o Ministério da Educação de não ter articulado “com as autarquias para o transporte escolar”.
Num ano fortemente marcado pelas medidas de contenção do Covid-19, Cláudia André salienta que aos “pouquíssimos recursos que já existiam” as medidas do governo “chegaram tardias e genéricas. As escolas estão empenhadíssimas para que tudo corra o melhor possível, no entanto, só com o funcionamento diário das escolas se poderá aferir qual o sucesso dessas mesmas medidas”. Apesar disso, a parlamentar afirma ainda que as escolas se deparam com a “dificuldade em articular os horários escolares desfasados com a gestão do espaço/tempo de funcionamento dos refeitórios”.
Para Cláudia André, as comunidades escolares “estão à sua sorte, com os poucos meios de sempre e unicamente dependentes da sua própria capacidade de resposta”.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet