Diário Digital Castelo Branco - Dormir e comer numa herdade de Vila Velha de Ródão dedicada ao azeite Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Dormir e comer numa herdade de Vila Velha de Ródão dedicada ao azeite

Na zona de fronteira entre a Beira Baixa e o Alentejo, o azeite é uma tradição com muitos anos de história. Orgulho da terra, este produto está em destaque na Herdade da Urgueira.

  • Economia
  • Publicado: 2020-09-03 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Esta herdade em Vila Velha de Ródão, que espelha a transição entre duas regiões, dedica-se ao olivoturismo. Os sete apartamentos disponíveis são temáticos e cada um deles representa uma fase de produção do azeite, desde a parte agrícola do cultivo da azeitona até à extração do óleo do fruto e a sua venda, anuncia a revista Evasões online. 

Esta herdade em Vila Velha de Ródão, que espelha a transição entre duas regiões, dedica-se ao olivoturismo. Os sete apartamentos disponíveis são temáticos e cada um deles representa uma fase de produção do azeite, desde a parte agrícola do cultivo da azeitona até à extração do óleo do fruto e a sua venda.

O primeiro dos apartamentos chama-se Poda. Segue-se o Oliva, o Panal (o pano utilizado durante a apanha do fruto), o Joeira, separação da azeitona e das folhas, o Tulha, onde fica guardado o fruto antes de ir para o Lagar, onde será prensado. O último dos quartos é o Coiro, nome do pote onde se guarda até ser vendido.

Não é só no nome dos quartos e na sua decoração que o tema está presente. A Herdade tem programas – por marcação prévia – em que os hóspedes podem degustar o azeite da casa, além do queijo e do mel, tudo de produção própria. Também a pedido pode ser servido borrego em forno de lenha. O restaurante, a cargo do chef João Mateus mostra o que de mais tradicional tem a região. Não falta o borrego nem o bacalhau, mas também propostas internacionais, como massas e pizas. Tudo num ambiente bucólico e muito tranquilo.

Vale de Pousadas, Perais
Tel.: 272073570 (recepção); 272073569 (restaurante)
Apartamentos a partir dos 100 euros (t1 com quarto duplo e sofá-cama); quarto duplo a partir de 65 euros.

PUB

PUB

PUB

PUB