Queijo e Bordado “valorizam” Castelo Branco em duas Rotas Turísticas

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, esteve em Castelo Branco para assistir à assinatura de dois contratos propostos pela autarquia local, no âmbito do programa Valorizar, denominados 'Rota Turística e Gastronómica dos Queijos da Região Centro' e 'Rota do Bordado de Castelo Branco. 

  • Economia
  • Publicado: 2020-08-07 00:00
  • Por: José António Baleiras

A iniciativa faz parte da estratégia do município para impulsionar o turismo e valorizar estes dois pilares da identidade albicastrense. A cerimónia oficial da assinatura dos documentos decorreu esta 5ª-feira, dia 6 de Agosto, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco e teve a presença de várias entidades públicas da Região Centro, nomeadamente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o Turismo Centro de Portugal, a deputada da Assembleia da República do PS de Castelo Branco, Joana Bento e autarcas da Covilhã e Portalegre. 

O Valorizar é um programa do Turismo de Portugal de apoio ao investimento na promoção da qualificação do destino turístico Portugal cujo objetivo se pauta por dotar os agentes públicos e privados que atuam na área do turismo de um instrumento financeiro que permita potenciar e melhorar a experiência turística. Ao aprovar, o programa vai apoiar com o montante de 438 mil euros a 'Rota Turística e Gastronómica dos Queijos da Região Centro' e com 152 mil euros a 'Rota do Bordado de Castelo Branco .

Além de desenvolverem parcerias público/privadas e apoiarem as profissões em extinção, para Rita Marques, a Rota Turística e Gastronómica dos Queijos da Região Centro e Rota do Bordado de Castelo Branco são dois projetos que se adequam à dinâmica do Programa Valorizar "porque 'casam' na perfeição com o nosso turismo, respondem a novas dinâmicas turísticas e com a procura de novos produtos e serviços por parte deste nicho de mercado”, afirmou a governante.

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves, fez-se representar pelas vereadoras em exercício e, Maria José Batista, apresentou, à Secretária de Estado, a estratégia global que o executivo tem vindo a desenvolver para potenciar o sabor, a natureza e a cultura. Por sua vez, Cláudia Soares, ao apresentar a proposta 'Rota Turística e Gastronómica dos Queijos da Região Centro' referiu-se ao trabalho que a Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (Inocluster) já desenvolveu na área da produção de queijo com o objetivo de alavancar a produção de leite em toda a região Centro e lembrou a promoção do concurso ‘Vale Pastor’ e ‘Vale Pastor+’, destacando a coordenação das Comunidades Intermunicipais da área de abrangência territorial.    

PUB

PUB

PUB

PUB