Sertã: Cortiçada Art Fest lança "Véu" sobre o Jardim da Carvalha

Obra que integra roteiro de obras de arte do Festival e tem inauguração marcada para dia 31 de julho. 

  • Cultura
  • Publicado: 2020-07-16 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

No âmbito do seu roteiro de obras de arte pelos municípios de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã, a Cortiçada Art Fest – Festival de Experiências Artísticas na Paisagem vai inaugurar, no próximo dia 31 de julho, a obra “Véu”, no Jardim da Carvalha, na vila da Sertã. A par desta, o roteiro conta também com as obras “Farol dos Ventos”, instalada na Serra das Talhadas, em Proença-a-Nova, e “Moon Gate”, em Torna, Ribeira de Oleiros, integradas numa iniciativa desenvolvida por estes municípios, em colaboração com o escritório de arquitetura MAG - Marques de Aguiar. A Cortiçada Art Fest é financiada pela DGARTES, no âmbito do “Programa de Apoio em Parceria - Revitalização do Pinhal Interior - Programa de Desenvolvimento Cultural o Território” e pretende homenagear a interioridade e dar uma nova vida à região.

 

Criada em coautoria pelas arquitetas Marta Aguiar, Mariana Costa e Sofia Marques de Aguiar, do escritório MAG, o “Véu” é uma obra instalada sobre o açude da Ribeira da Sertã, definida por dois pórticos que suportam uma sequência ondulada de seis chapas espelhadas moldadas, que se sobrepõem a 2,4 metros de altura. O local escolhido, o Parque da Carvalha, destaca-se pelo seu caráter agregador e como parte intrínseca da identidade da Sertã, enquanto lugar das festas, das feiras, do lazer e do encontro, com uma imagem e vivências únicas em que se destaca a confluência das duas ribeiras e a ponte filipina, mas também entre a paisagem do jardim, a nordeste, e a paisagem rural, a poente, fazendo a transição entre a vila urbana e os terrenos agrícolas.

 

«A escolha intencional do açude no extremo poente do Parque da Carvalha, amplifica a sua identidade no sentido de uma ainda maior relação com a ribeira, de uma extensão para os limites da vila, criando uma imagem cenográfica, que reflete o caráter urbano e paisagístico da Sertã», explica Marta Aguiar, responsável pela organização da Cortiçada Art Fest. «Nas superfícies espelhadas do Véu convergem fragmentos da constante mutação da paisagem, das águas, das árvores, do céu e da vila. Da ponte filipina, o caráter cenográfico reforça a relação da ribeira com a paisagem rural num aparente equívoco de memória, e no atravessamento do açude o “Véu” revela-se como elemento lúdico de fácil apropriação», descreve.

 

Por sua vez, José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, sublinha que, «nesta obra, somos confrontados com a interpretação feliz de um cenário único da vila da Sertã, que pontua o encontro entre o rural e o urbano. Estão de parabéns os autores desta obra, que marcará concerteza o local e todo o concelho. Como acontece na cultura, daqui irradia uma luz que nos ajudará a iluminar estes tempos tão sombrios que atravessamos». 

 

A par da criação e produção das obras “Véu”, “Farol dos Ventos” e “Moon Gate”, que compõe o roteiro de obras de arte na paisagem pelos municípios da Sertã, Proença-a-Nova e Oleiros, a Cortiçada Art Fest irá realizar no verão de 2021 a Cortiçada Week, uma semana de experiências de construção. Em breve será também anunciado um concurso destinado a artistas locais destes municípios, que culminará com uma exposição "Territórios de Fogo", num local de impacto a nível nacional.

 

A “Cortiçada Art Fest - Festival de Experiências Artísticas na Paisagem” tem como objetivo promover a interioridade, combater o despovoamento e dar uma nova vida aos concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã, que foram afetados de modo significativo pelos fogos florestais, com diversas iniciativas. Financiado pela DGARTES, no âmbito do “Programa de Apoio em Parceria - Revitalização do Pinhal Interior - Programa de Desenvolvimento Cultural o Território” e com uma dinâmica única, o evento promove a integração e a coesão social, atraindo as atenções a nível nacional e, em simultâneo, promovendo a transformação da paisagem.


Pode acompanhar todas as novidades do projeto em https://www.corticadaartfest.pt/ e em www.facebook.com/corticadaartfes

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB