Politécnico de Castelo Branco tem 120 vagas nas Licenciaturas para Estudantes do Profissional

Os estudantes dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados já podem entrar diretamente nas licenciaturas do Politécnico de Castelo Branco (IPCB), nos termos do novo concurso especial de acesso ao ensino superior criado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril.

  • Educação
  • Publicado: 2020-06-27
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

O IPCB vai disponibilizar cerca de 120 vagas para acesso às suas licenciaturas, de acordo com o previsto no Despacho n.º 6343-B/2020, de 15 de junho.

O processo tem início com a realização de uma prova de conhecimentos nas instituições de ensino superior, que varia de acordo com a área do curso profissional do estudante e a licenciatura a que este se pretende candidatar. No caso específico do IPCB, as provas são realizadas junto de um consórcio que integra os politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Tomar e Viseu, sendo válidas para que o estudante se candidate a licenciaturas de qualquer uma destas instituições. 

Após aprovação na prova, o estudante tem que efetuar a sua candidatura online ao ensino superior no site da DGES - Direcção Geral do Ensino Superior na Internet (www.dges.gov.pt/pt).

Para o Presidente do IPCB, António Fernandes, a possibilidade criada através deste novo concurso responde ao desafio da abertura da base social de apoio ao ensino superior, estando contemplada a adaptação e diversificação dos mecanismos de ingresso. Adianta ainda que as ofertas educativas e formativas de dupla certificação, escolar e profissional, do ensino secundário, conferentes do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, são atualmente responsáveis por cerca de 45 % dos alunos que frequentam o ensino secundário. 

A informação sobre este concurso especial de ingresso no ensino superior está já disponível na página do Politécnico de Castelo Branco na Internet (www.ipcb.pt), sendo os conteúdos atualizados em permanência, de acordo com as informações disponibilizadas pela tutela.

PUB

PUB

PUB

PUB