Diário Digital Castelo Branco - Associação Empresarial da Beira Baixa promove projeto para apoiar novos negócios Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Associação Empresarial da Beira Baixa promove projeto para apoiar novos negócios

A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), com sede em Castelo Branco, vai promover um projeto com financiamento de 800 mil euros para apoiar a criação de novos negócios. 

  • Economia
  • Publicado: 2020-06-23 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Com o nome projeto "GET IN BUSINESS - Empreendedorismo em territórios de baixa densidade", o projeto resulta de uma parceria da AEBB com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), e tem como objetivo apoiar a criação de novos negócios e a consolidação de empresas recentes nestes territórios.

Financiado pelo Portugal 2020, através do Programa Competitividade e Internacionalização do Compete 2020 - Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o "GET IN BUSINESS" visa "o reforço e a promoção do espírito empresarial, da capacidade de iniciativa e empreendimento, bem como o incentivo à criatividade e à inovação".

Citado na nota de imprensa, o presidente da AEBB, José Gameiro, aponta a necessidade de os territórios de baixa densidade se saberem reinventar, "sob pena de as perspetivas de desenvolvimento serem cada vez menores".

"E hoje, mais que nunca, precisamos muito de empreendedores. É fácil perceber que o nosso território ou se reinventa ou o futuro pode não ser tão promissor quanto nós pensámos", salienta.

Aquele responsável destaca ainda a importância do projeto para o desenvolvimento daquelas regiões, lembrando que as ações previstas podem gerar "novas dinâmicas que importa apoiar, numa perspetiva de transformar estas ideias de negócio inovadoras em projetos empresariais viáveis, bem-sucedidos e sustentáveis".

A apresentação formal do projeto será feita na quinta-feira, entre as 11:00 e as 12:30 horas, num ‘webinar’ através da plataforma Microsoft Teams, sendo que na sessão também será divulgado por Carlos Lacerda, da CH Global Network, o estudo ‘Tendências de Novos Negócios', dedicado aos territórios abrangidos pelo projeto.

A sessão contará ainda com as intervenções de José Gameiro, de Hélder Henriques, secretário executivo da CIMBB, de Carlos Nogueiro, secretário executivo da CIMAA, bem como de Sónia Azevedo, da AEBB, que fará a apresentação em detalhe do "GET IN BUSINESS".

Artur Romão, pró-presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, falará dos desafios do empreendedorismo nos territórios de baixa densidade, e Filipe Verdasca, da Terrius Food & Tourism, apresentará o "case study" da empresa.

PUB

PUB

PUB

PUB