Diário Digital Castelo Branco - Politécnico de Coimbra cria soluções sustentáveis para resíduos agropecuários Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Politécnico de Coimbra cria soluções sustentáveis para resíduos agropecuários

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) está a identificar “vulnerabilidades das explorações” para desenvolver “soluções sustentáveis para o tratamento de resíduos agropecuários” e melhorar o desempenho económico e ambiental.

  • Educação
  • Publicado: 2020-06-18 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Para ficar com “uma visão da situação atual do setor agropecuário”, a ESAC “trabalha diretamente com uma rede de produtores representativos”, afirma uma nota do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) enviada hoje à agência Lusa.

“Através de inquéritos e auditorias são identificadas as vulnerabilidades das explorações agropecuárias com o objetivo de melhorar o seu desempenho económico e ambiental”, explicita a mesma nota.

O projeto está a ser desenvolvido no âmbito do programa de investigação transfronteiriça Portugal/Espanha Symbiosis, que é cofinanciado por fundos europeus.

“Recolhemos dados referentes ao uso de energia, água/sistemas de rega, uso do solo e fertilizantes de síntese, assim como da produção e gestão de resíduos orgânicos para avaliar a eficiência de uso de recursos naturais”, explicam, citadas pelo Politécnico de Coimbra, Célia Ferreira e Joana Lapão, investigadoras do projeto na ESAC.

Tendo em consideração as características de cada exploração, “o estrume, chorume e os resíduos orgânicos agrícolas podem ser valorizados através de processos de compostagem ou digestão anaeróbia de forma a substituir, em parte, o uso de fertilizantes de síntese e, eventualmente, produzir energia elétrica ou calor para uso na exploração”, sublinha o IPC.

O principal objetivo é “proporcionar às explorações agropecuárias soluções sustentáveis e inovadoras para o tratamento de resíduos e otimização dos sistemas de rega, reforçando a competitividade de pequenas e médias empresas”, sintetizam as investigadoras.

O projeto “Symbiosis: estrategia transfronteriza para la promoción de la gestión eficiente de las explotaciones agropecuarias mediante su integración a través del desarrollo tecnológico y la innovación” visa, ainda, a criação de um Centro Transfronteiriço de Investigação e Transferência do Setor Agropecuário (CTIT)”.

Esse centro permitirá a realização de pesquisas e aplicação de tecnologias com vista à construção de uma instalação experimental de biogás, de dimensões apropriadas às explorações agropecuárias da região de cooperação”.

O centro também desenvolverá “ensaios de sistemas de rega de forma a diminuir o consumo de água, aumentando a eficiência de uso e diminuindo as perdas, e fertilização adequados às culturas típicas das regiões” e patentes para o setor agropecuário e respetivos impactos ambiental, social e económico.

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia (FEDER), através do Programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, o projeto é liderado pelo Instituto Hispano-Luso de Investigaciones Agrarias da Universidade de Salamanca.

O projeto resulta de uma parceria entre o Politécnico de Coimbra, a Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Universidade de Coimbra, o Instituto Tecnológico Agrario de Castilla y León, a Iter Investigación S.L. e a Quantum Servicios Energéticos S.L.

PUB

PUB

PUB

PUB