Em dia de aniversário, a Associação de Profissionais de Educação Física (APEF) de Castelo Branco reuniu, no passado dia 4 de junho, professores de todo o país e de alguns países lusófonos, para debater o tema “Educação Física e Desporto em Contexto de Isolamento Escolar”.
Na impossibilidade de reunir os seus associados e amigos presencialmente, o dia do 32º aniversário foi celebrado à distância com a realização de um Webinar, no âmbito do projeto “Aqui, Nós Fazemos Assim”, que a direção da APEF de Castelo Branco reeditou.
A iniciativa contou com mais de 100 participantes e foi promovida em parceria com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e o Centro de Formação de Associação de Escolas Altotejo.
Procurando proporcionar aos professores de Educação Física mais um momento de partilha e discussão, a APEF de Castelo Branco convidou 6 preletores para apresentarem as suas experiências e falar sobre a perspetiva de futuro, no que diz respeito à Educação Física no próximo ano letivo.
Pedro Ribeiro, docente na Escola Secundária de Felgueiras, fez a primeira intervenção, centrando-se no trabalho que tem realizado na disciplina de Educação Física.
João Ribeiro, presidente da APEF Foztejo e professor no Centro de Formação Desportiva de Atletismo, Casquilhos – Barreiro, foi o convidado para partilhar o trabalho que o Centro está a realizar com os alunos, no âmbito do Desporto Escolar.
Para partilhar o trabalho realizado num clube, Magda Rocha, treinadora e presidente da direção da Albigym, apresentou a metodologia encontrada para manter os seus atletas de ginástica a treinar com regularidade.
Para apresentar a sua experiência como administradora de um grupo de professores de Educação Física criado numa rede social, no qual os docentes têm partilhado imensas propostas de trabalho, a APEF de Castelo Branco contou com Manuela Candeias. Como docente do ensino profissional, apresentou ainda o trabalho realizado com os seus alunos.
Para fechar a sessão, a APEF de Castelo Branco contou com a participação de Avelino Azevedo e Nuno Ferro, presidentes do Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto e da Sociedade Portuguesa de Educação Física respetivamente. Aos dois presidentes coube-lhes a tarefa de fazer uma retrospetiva do trabalho realizado pelas duas entidades, no que diz respeito à Educação Física à Distância, e apresentar a sua perspetiva sobre o próximo ano letivo, bem como o trabalho que as duas estruturas estão a desenvolver, de modo a ajudar e garantir que, em setembro, regressem as aulas presenciais de Educação Física.
Com a moderação de Paulina Coelho, professora de Educação Física e membro da direção da APEF de Castelo Branco, os formandos tiveram a oportunidade de apresentar as suas questões aos preletores, contribuindo assim para o enriquecimento do debate.
Com mais esta iniciativa, nos primeiros 3 meses de exercício, a direção da APEF de Castelo Branco envolveu mais de 200 professores de Educação Física em formação, contando para tal com a colaboração de várias individualidades e de diversas entidades das áreas da Educação e do Desporto.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet