Diário Digital Castelo Branco - Penamacor: PIICIE do Município desenvolve atividades para alunos na Rádio Voz da Raia Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Penamacor: PIICIE do Município desenvolve atividades para alunos na Rádio Voz da Raia

O Município de Penamacor vai arrancar com diversas iniciativas, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), algumas delas com recurso à Rádio Voz da Raia, sediada no concelho.

  • Educação
  • Publicado: 2020-05-19 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, o objetivo desta iniciativa é o de chegar a todos os alunos, não excluindo aqueles que não dispõem de meios tecnológicos adequados para aceder às ferramentas informáticas e online. Uma das rubricas a desenvolver, em articulação com os professores do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, terá como tema o complemento das matérias de Estudo do Meio. Este programa destina-se a alunos que se encontram a frequentar o 2º, 3º e 4º anos do 1º ciclo. 

Já nas quarta feiras, às 15:00 e às 18:00, irá para o ar a rubrica “Histórias da Rádio” destinada a todas as crianças, onde poderão ser ouvidas muitas histórias no âmbito da literatura infantil.

Além destas iniciativas, que terão transmissão radiofónica, realça-se outras duas, também integrantes do PIICIE. A primeira é o apoio pedagógico por parte da Equipa Multidisciplinar do projeto, prestado aos alunos que apresentem dificuldades nas tarefas escolares. A segunda consiste na criação da página de Facebook do PIICIE. Considerando a atual situação de distanciamento e isolamento social, esta nova ferramenta tem como objetivo contribuir para a criação de um espaço de aprendizagem colaborativa, estimulando a partilha de saberes, experiências, curiosidades, informações, projetos ou iniciativas que ajudem, assim, a construir uma Educação mais dinâmica e melhor no concelho de Penamacor. Este é um recurso que surge não só para ultrapassar contingências do presente, mas também para valorizar as potencialidades do tempo futuro. 

Todas estas atividades servem como complemento à atividade escolar, não se descurando o papel da escola na aprendizagem das crianças do concelho.

Estas iniciativas integram o projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, liderado pela CIMBB - Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em parceria com os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão, sendo cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

PUB

PUB

PUB

PUB