Diário Digital Castelo Branco - Incêndios: Concelho da Sertã iniciou trabalhos de Gestão de Combustível na rede viária Municipal Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Incêndios: Concelho da Sertã iniciou trabalhos de Gestão de Combustível na rede viária Municipal

Estão a decorrer os trabalhos de gestão de combustível nas estradas (EM) e caminhos municipais (CM), conforme publicado nos editais n.º10, 13 e 16 de 2020. O Município da Sertã deu início a estes trabalhos no final do mês de março, que se prevêem estar concluídos no início de junho. 

  • Região
  • Publicado: 2020-04-23 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, decorrem os trabalhos de gestão de combustível nas faixas delimitadas no CM1143 na zona de Lameira dos Reis, Trízio e junto à ciclovia, no CM1101 em Amioso e Corga Cega, assim como nas proximidades da estrada entre Fojo e Vilar da Carga.

Na próxima semana, iniciar-se-ão os trabalhos na EM529-1 entre Mosteiro de São Tiago e Entre-a-Serra, no CM1160 na saída de Mosteiro São Tiago para a EM529-1, no CM1166 a seguir ao Maxial dos Hilários até ao Alto das Fontainhas e no CM1101-1 desde a Marinha do Vale Carvalho até à área ardida.

Posteriormente, está prevista a realização de trabalhos de gestão de combustível no CM 1180 entre Marmeleiro e Sarnadas, CM em Outeiro das Colheres, Bela Vista e Ladeira, CM desde a EM535 na zona de Vales da Longra até Sarnadas, CM1136 Portela de Oliveira até à Foz da Sertã, CM1129 entre Lameira da Lagoa e Outeiro da Lagoa e CM entre Piquete e Nesperal.

A gestão de combustível é realizada numa faixa lateral de terreno de largura mínima de dez metros para cada lado das estradas, a partir da valeta, nas vias contempladas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. De acordo com a legislação em vigor, estas intervenções são desenvolvidas somente nos espaços florestais e compreendem o corte total de mato, a redução da densidade do arvoredo cumprindo a distância mínima de dez metros, entre as copas do pinheiro bravo e do eucalipto e de quatro metros nas demais espécies arbóreas florestais, assim como a respectiva desramação das árvores.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB