Concurso Nacional de Leitura: Apurados alunos vencedores da fase Municipal Albicastrense

A Fase Municipal de Castelo Branco do Concurso Nacional de Leitura 2019/2020 (CNL), iniciativa organizada pela Câmara Municipal , em parceria com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), decorreu no passado dia 5 de fevereiro, e abrangeu alunos de todos os níveis de ensino, do Primeiro Ciclo ao Secundário.

  • Educação
  • Publicado: 2020-02-16 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco
No 1º ciclo, os grandes vencedores desta prova foram Maria Inês Pires Pereira, 
da EB1 Escalos de Cima, no primeiro lugar; Luna Teodora Pinto Ferreira 
Popescu, da EB1 N. Sr.ª da Piedade, em segundo; Martim Caldeira Delgado, do 
Centro Social Padres Redentoristas, no terceiro e Íris Maria Ribeiro Pereira, da
EB1 Cidade de Castelo Branco, em quarto lugar.
Já no 2º ciclo, o primeiro prémio foi para Luís Pedro Carvalho Gama, do 
Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva; o segundo para Maria Flores 
Gonçalves Martins, da EB Cidade de Castelo Branco; o terceiro para Matilde 
Fernandes Esteves, da EB Cidade de Castelo Branco e o quarto lugar foi para 
Laura Franco Nogueira, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
Os alunos vencedores do 3º ciclo foram João Francisco Santos Martins, no 
primeiro lugar, e Matilde Falcão, no segundo lugar, ambos do Agrupamento de 
Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira; Maria Inês Semedo Roque e Rita 
Maria Casimiro Rolo, em terceiro e quarto lugar, respectivamente, ambas do 
Agrupamento de Escolas Amato Lusitano.
No ensino secundário, os lugares do pódio ficaram preenchidos por Diogo Beirão 
Oneto, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, em primeiro; Catarina 
Gonçalves Cruz, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, em segundo;
Mariana Filipa Duarte Jorge, do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. 
Vicente da Beira, no terceiro lugar e António Francisco Alves Santos, do 
Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, no quarto.
O concurso, realizado na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, contemplou
duas provas, uma oral e outra escrita, e pretende desafiar as competências de 
compreensão e expressão escrita e oral dos alunos, bem como promover hábitos 
ativos de leitura, o gosto dos mais jovens pela leitura e o melhor domínio da 
língua portuguesa.

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