Conheça Programa Cultural da Beira Baixa

A sub-região da Beira Baixa inicia o ano da melhor forma apresentando um programa cultural repleto de atividades. Nos meses de fevereiro e março poderá participar na rota de visitas guiadas e encenadas, nos ateliês temáticos de cultura e gastronomia e ainda, assistir a festivais de música, de forma gratuita. 

  • Cultura
  • Publicado: 2020-02-04 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, as iniciativas culturais a desenvolver no âmbito do projeto “Beira Baixa Cultural”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, prosseguem o seu calendário de ações nos meses de fevereiro e março, com um conjunto de atividades nos Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. 

A Beira Baixa, sendo um dos territórios com povoamento mais antigo do país, é detentora de um vasto e rico património cultural imaterial. A Rota das Visitas Guiadas e Encenadas visa dar a conhecer as experiências e vivências ancestrais através da encenação de estórias, lendas e tradições culturais e gastronómicas caracterizadoras da Beira Baixa. No fim-de-semana de 22 e 23 de fevereiro vá até Idanha-a-Nova, participe na visita guiada e encenada, conheça o Município e aproveite o que de bom o território tem para lhe oferecer. No dia 13 de março, poderá participar no passeio pedestre noturno, em Proença-a-Nova, acompanhado de personagens míticas dos antepassados. Na visita guiada em Penamacor, no dia 27 de março, será possível conhecer o património imaterial do concelho. Através das lendas, tradições e do imaginário da comunidade local, ao fazer um passeio pela vila, dará conta de algumas personagens míticas dos locais. Embora gratuitas, as participações nestas atividades carecem de inscrição prévia.

Para além das visitas guiadas e encenadas, poderá também participar no Festival das Artes da Beira Baixa outro ponto forte desta programação cultural. Serão realizados espetáculos musicais com a atuação de vários grupos da sub-região da Beira Baixa, disseminando as melodias, os sons e as músicas características do território. Este Festival irá decorrer em Castelo Branco no dia 2 de fevereiro com um espetáculo intitulado “Contrastes” e em Idanha-a-Nova, nos dias 21 e 22 de março, com o espetáculo “Ecos de Sefarad”.

Aproveite e participe ainda no Ateliê Temático de Cultura e Gastronomia “Uma ponte entre dois mundos” que o Município de Idanha-a-Nova preparou para si nos dias 21 e 22 de março. Para além deste, serão também desenvolvidos mais dois ateliês no dia 23 de fevereiro. Aventure-se no ateliê de poda tradicional de olival em Idanha-a-Nova ou nas Contradanças de Carnaval em Vila Velha de Ródão, onde poderá conhecer e reviver os hábitos festivos e gastronómicos desta quadra. De destacar os bailes, os caqueiros, o jogo do pote, o enterro do Entrudo e os compadres e comadres, que irão animar este dia. 

Lançado em 2018, o projeto “Beira Baixa Cultural” consiste na dinamização de uma rota de visitas guiadas e encenadas, espetáculos de música, exposições e ateliês temáticos em 6 Municípios: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, promotor líder do projeto. 

Projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com objetivo de criar animação cultural que promova a visitação do território, a sua identidade, comunidade e cultura.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB