Idanha-a-Nova: Vencedores dos Concursos de Presépios e de Árvores de Natal Criativas premiados no Dia de Reis

O Forum Cultural de Idanha-a-Nova acolheu no Dia de Reis, 6 de janeiro, a entrega de prémios e menções honrosas aos participantes dos concursos de Árvores de Natal Criativas e de Presépios, que mobilizaram todo o concelho durante a época natalícia.

  • Cultura
  • Publicado: 2020-01-08 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O Forum Cultural de Idanha-a-Nova acolheu no Dia de Reis, 6 de janeiro, a entrega de prémios e menções honrosas aos participantes dos concursos de Árvores de Natal Criativas e de Presépios, que mobilizaram todo o concelho durante a época natalícia.

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, quer o concurso de Árvores de Natal Criativas, promovido pela União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, quer o concurso de Presépios, promovido pela Câmara de Idanha-a-Nova, demonstraram a generosa criatividade e empenho dos jardins de infância, escolas, instituições diversas – nomeadamente religiosas e de solidariedade social –, associações e espaços comerciais, unindo a sociedade civil na salvaguarda dos usos e costumes deste concelho raiano.

Na abertura da cerimónia, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, felicitou todos os que “participaram nesta iniciativa que promove anualmente tradições genuínas das nossas gentes, que colocam o seu talento ao serviço da comunidade”.

Além do executivo da Câmara de Idanha-a-Nova e representantes de Juntas de Freguesia, na cerimónia marcaram também presença os párocos do concelho de Idanha-a-Nova, cabendo ao Padre Adelino Lourenço expressar o reconhecimento pela dedicação do povo idanhense.

Assim, o Concurso de Presépios, dividido em duas categorias, registou 23 participações. Na categoria de "Escolas e Jardins de Infância" ganhou a EPRIN – Escola Profissional da Raia, seguindo-se o JI de Termas de Monfortinho (2º lugar), o JI de São Miguel de Acha (3º lugar) e a Nova Escola do Mundo Rural – Rosmaninhal (4º lugar). Na categoria de "Instituições, Associações e Comerciantes" venceu a Associação “Cantigas D’Aldeia” – Monfortinho (presépio exposto na Capela de Nossa Senhora do Consolação), seguindo-se a padaria Merendas do Tejo – Rosmaninhal (2º lugar), a Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida (3º lugar) e a Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova (4º lugar).

Já o Concurso de Árvores de Natal Criativas contou com 25 árvores a concurso. Antes de anunciar os premiados, o presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vítor Mascarenhas, congratulou-se com o colorido que a exposição de Árvores de Natal trouxe à vila de Idanha-a-Nova, pelo sexto ano consecutivo. As três Árvores de Natal Criativas vencedoras foram da Junta de Freguesia de Oledo (1º lugar), da EPRIN (2º lugar) e do Centro Social e Paroquial de São Miguel de Acha (3º lugar).

Para terminar esta noite de tradição popular, os presentes assistiram a uma breve atuação do Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova.

PUB

PUB

PUB

PUB