Diário Digital Castelo Branco - CDS questiona Governo sobre deslocalização da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova para Castelo Branco Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

CDS questiona Governo sobre deslocalização da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova para Castelo Branco

Numa pergunta dirigida ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa questiona se a tutela tem conhecimento da decisão tomada pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) de reduzir o número de escolas que o compõe, sendo que um dos cenários é a deslocalização da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) para Castelo Branco, e se foi informado das razões que estão na base desta reestruturação. 

  • Educação
  • Publicado: 2019-12-06 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Numa pergunta dirigida ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa se a tutela tem conhecimento da decisão tomada pelo IPCB de reduzir o número de escolas que o compõe, sendo que um dos cenários é a deslocalização da ESGIN para Castelo Branco, e se foi informado das razões que estão na base desta reestruturação.

Segundo a informação a que o Diário Digital teve acesso, a deputada do CDS-PP questiona ainda se, sabendo da autonomia de que gozam as instituições de ensino superior, poderá o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – defensor de vagas no interior através de medidas concretas no concurso de acesso - diligenciar junto do IPCB no sentido de encontrar uma solução social e territorialmente justa para os alunos e para os habitantes de Idanha-a-Nova, que veem na escola um polo de desenvolvimento deste concelho do interior.

O Conselho Geral do IPCB aprovou, no passado dia 2 de dezembro, por maioria, uma proposta de reestruturação organizacional em que as atuais seis escolas superiores irão dar origem a apenas quatro novas escolas.

Com 19 votos a favor, três contra e três abstenções, a proposta apresentada pelo presidente do IPCB abandona o atual figurino que inclui a Escola Superior Agrária, a Escola Superior de Tecnologia, a Escola Superior de Saúde, a Superior de Educação, a Superior de Artes Aplicadas e a Escola Superior de Gestão, esta última com sede em Idanha-a-Nova, e que poderá estar em vias de ser deslocalizada.

Esta reestruturação prevê que a ESGIN perca a sua sede para Castelo Branco e a deslocação de alguns dos seus cursos também para a capital de distrito.

No dia da tomada desta decisão, enquanto o Conselho Geral estava reunido no edifício dos serviços centrais do IPCB, em Castelo Branco, mais de uma centena de estudantes da ESGIN, além de autarcas e populares, manifestavam-se a exigir a continuidade da escola no município de Idanha-a-Nova, com autonomia administrativa, científica e pedagógica e com todas as suas competências atuais.

O CDS alerta para o facto de estar em causa a deslocalização de um polo dinamizador no concelho de Idanha-a-Nova, descentralizador de oferta educativa ao nível do ensino superior, sem o qual muitos jovens não conseguiriam prosseguir os estudos por falta de oferta na região.

A deputada diz afirma que importa também perceber qual a justificação para este processo de reestruturação organizacional do IPCB, se é económica ou de outra qualquer natureza.

PUB

PUB

PUB

PUB